sábado, 19 de março de 2016

A.F.Setúbal na final do Inter Associações - O selecionador Alexandre Santana- "Hoje é um dos dias mais feliz da minha vida"

O seleccionador Alexandre Santana, atento ao lançamento efetuado por Sofia Hilário, na
partida com a seleção da Madeira, realizada na parte da manhã em que Setúbal venceu
por 5 - 4.

A seleção distrital da Associação de Futebol de Setúbal, garantiu esta tarde a presença na final do Torneio Inter Associações, ao vencer no campo "Rocha Lobo" a seleção de Lisboa, por 1-0, golo esse marcado por Ana Carolina Monteiro e assim a defrontar na final a  seleção de Leiria,que na outra meia final derrotou Évora,1-1,no tempo regulamentar e 3-0, na cobrança de grandes penalidades.
Finda essa jornada gloriosa da seleção feminina de sub 16 da AFS, Desporto Almada, entrevistou o  selecionar Alexandre Santana,que instando por nós disse: "Hoje é um dos dias mais feliz da minha vida como treinador, pelo grupo de meninas, pela união fantástica,com as miúdas a sentirem o incentivo vindo da bancada, isso foi algo muito especial"

A entrevista decorreu no hotel da Costa de Caparica, onde as seleções, estão hospedadas e onde Alexandre Santana, falou-nos com alguma emoção, pelo feito conseguido de ter levada a seleção de sub 16,à final do torneio e logo por ter ultrapassado uma associação a de Lisboa,que no futebol feminino se tem destacado a nível nacional.


Fase do jogo com Lisboa
- Sobre o jogo disse-nos:
" Foi um jogo muito bem conseguido em que nós taticamente estivemos muito bem,muitas situações que aconteceram no jogo e que conseguimos superar,o que mostra que a nossa preparação e organização surtiu efeito e teve algo muito importante,para as nossas  miúdas que foi o realizar um sonho fantástico de estar numa final,todas elas hoje de manhã me disseram que nunca tinham estado numa final e eu disse-lhes  que também eu numa seleção nunca tinha  estado numa final,se vocês me poderem proporcionar esse momento eu fico feliz".

- Hoje o jogo com Lisboa,  não era fácil face ao poderio do futebol feminino na área de Lisboa, onde as opções são mais vasta?

"Direi que o jogo era uma missão quase impossivel para nós,pela dimensão da outra equipa ,pelo recrutamento de jovens e pela forma como trabalha. Mas há coisas que não se compram, como a ambição,humildade e a entreajuda e nós nesse sentido fomos mais fortes,conseguimos ser muito competentes e eficazes dentro daquilo que é possível no jogo, podíamos fazer mais um ou dois golos,o futebol é assim por isso nós o adoramos".

- Ultrapassada essa meia final agora  temos aí a final,com a seleção de Leiria,que numa final há quatro anos venceu Setúbal. Como encara a final que se realiza este domingo?

" De facto Setúbal defrontou Leiria há quatro anos,numa final que perdeu por,4-0, infelizmente, mas cada jogo é um jogo, cada geração é uma geração,nós por melhor que trabalhamos, cada ano e um ano e as jogadoras são sempre diferentes,não há nada igual,quando falamos de jovens de 14 e 15 anos,para o ano é outra equipa e ás vezes basta entrar mais um jogador ou sair algumas jogadoras, tudo se modifica, nós temos de nos adaptar a essas alterações,o melho possível para ter sucesso.

- Sobre a final?

"É um daqueles jogos que se pode não ser muito bem jogado, mas são jogos para ganhar, jogos muito condicionados,mas nós  vamos fazer uma coisa que é não escondermos do jogo, tentaremos sermos alegres, como hoje e tirar deste jogo momentos,para sermos mais fortes do que aquilo que fomos hoje,quer para mim como treinador equipa técnica, quer para as jogadoras enquanto jogadoras, se assim fizermos estou certo que no final do jogo,vamos todos estar alegres"

"São elas que comandam o sonho delas, o sonho comanda a vida, o sonho é delas, se elas tiverem esta atitude e esta postura toda a sua vida, mesmo fora do futebol, vão ser vencedoras"

- Uma mensagem final que gostaria de deixar às jogadoras?

"Que todas as pessoas que as envolvem e trabalham com elas,mas são elas que comandam o sonho delas, o sonho comanda a vida, o sonho é delas, se elas tiverem esta atitude e esta postura toda a sua vida,mesmo fora do futebol, vão ser vencedoras. Portanto é trabalhar e desejar a melhor sorte do mundo, porque nós como treinadores, trabalhamos para as jogadoras,como os professores trabalham para os alunos. Estamos aqui numa perspetiva de formação e ambição, mostrar o trabalho que os nossos clubes fazem todos os dias e a cada ano que passa".

- Setúbal tem vindo a crescer no futebol feminino, não tanto com se ambicionava, mas os resultados falam por si. O que nos tem a dizer?


"De facto   como trabalho desenvolvido pelos clubes e a nível de seleções distritais,temos vindo a   crescer, dai que nós já triplicamos o numero de jogadores no distrito,triplicamos o número de internacionais e mais,hoje foi um momento muito emotivo para mim quando vejo as nossas ex-capitães dos anos anteriores, presente nas bancadas a verem e a torcerem pelas nossas jogadoras, mas também a Mariana Alberto, uma miúda fantástica, que por alguns motivos pessoais se afastou, ela também marcou presença, para apoiar as colegas, isso pode ser muito bom para ela e eu gosto de individualizar estes casos, que parece uma coisa pequenina, mas não é, cada miúda é uma miúda, cada pessoa é uma pessoa e se nós mantivermos esta forma de estar para com as jogadoras, a nossa mensagem vai passando e a nossa credibilidade vai passando e a nossa vida faz-se desses sentimentos, um conjunto de momentos que nos vai construindo e eu fico feliz por essa forma de estar, sinto-me bem com isso e elas sentem-se bem por me terem neste fantástico grupo de trabalho"

Este o depoimento do selecionador  distrital Alexandre Santana, que ao final da tarde deste sábado,viveu momentos de felicidade pela passagem das suas meninas á final do Torneio, em jogo a realizar este domingo pelas 12h00, no campo dos Pescadores da Costa de Caparica, contra a seleção de Leiria.

Sem comentários:

Enviar um comentário