CAMPEÕES DO MUNDO!!!! Portugal conquistou, este domingo, o terceiro título mundial, ao vencer Itália, por 6-4, na final do Campeonato do Mundo Paraguai 2019.
Depois de ter festejado também em 2001 e 2015, a Seleção Nacional volta a sentir o sabor do Ouro Mundial.
No que diz respeito à partida, a Equipa das Quinas mostrou uma capacidade tremenda. Zurlo (6') começou por dar vantagem aos transalpinos, mas Léo Martins (7') acabou por restabelecer a igualdade. No segundo período, Portugal teve maior domínio e chegou aos 3-1, após golos e Jordan (18') e André Lourenço (18'). O Melhor Jogador do Mundo voltou a marcar aos 26' e Léo Martins (28') colocou o marcador em 5-1. Os italianos ainda reduziram para 5-4, com tentos anotados por Dario Ramacciotti (31' e 36') e Josep Junior (31'), mas Jordan carimbou a vitória aos 35'.
Mário Narciso em discurso direto:
"Os jogos entre Portugal e Itália são sempre muito divididos. As equipas são muito iguais, mas claro que tinha a esperança de podermos ganhar. Neste momento o que me vai na alma é uma grande alegria, não só por mim mas também por aqueles que estão no balneário. Fazer esta gente feliz para mim é uma coisa extraordinária, algo do outro mundo. Sentir que dei o meu contributo para esta conquista é incrível. Foi um ano de sonho, tivemos muitas vitórias! Não será fácil igualar."
"As minhas lágrimas significam um orgulho imenso em ser português" |
"Ter tido o Madjer como meu jogador significa a oportunidade de treinar o melhor de todos os tempos nesta modalidade. Não há palavras para descrever o gosto que me deu ter o Madjer a jogar na minha equipa."
Madjer em declarações ao Canal 11:
"Sabíamos que os italianos estavam muito motivados, mas também sabíamos que eles nunca poderiam estar mais motivados que nós. Já tinhamos sentido o sabor de conquistar um Mundial e queríamos repetir. Entrámos unidos e com esse foco, como fazemos sempre. Foi isso que nos proporcionou controlar o jogo como o fizemos."
"As minhas lágrimas significam um orgulho imenso em ser português em todos os momentos, e não só naqueles em que estamos 'por cima'. Só nós sabemos o que sofremos para conquistar estes títulos. Sáo lágrimas de despedida, uma despedida orgulhosa deste grupo e desta família. Fiz parte de um capítulo maravilhoso desta modalidade. Pertenci a grupos fantásticos, fui treinado por pessoas incríveis, que me ajudaram a crescer - não só em termos desportivos, mas humanos também. Saio do futebol de praia como um homem realizado e com vários exemplos para a minha vida."
"Temos muita qualidade em Portugal. Prova disso é que tivemos aqui um 'menino' [Rúben Brilhante] que acaba de se sagrar campeão do mundo. Está aqui porque tem qualidade. Existem muitos jogadores com muito valor em Portugal e a verdade é que temos um futuro brilhante."
Bruno Torres em declarações ao Canal 11:
"Passámos por muitas dificuldades para chegar aqui. Tivemos muitos momentos de superação, não só durante esta competição mas durante todo o ano. Foi uma época dura, de muito sacrifício, e quando termina assim sabe muito bem."
"Sem dúvida que esta seleção tem futuro. É um trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos, com muito mérito de um grupo que ano após ano vai recebendo novos atletas, enturmando-os, dando-lhes motivação e tranquilidade para jogarem e evoluírem. É muito importante dar tempo à juventude, dar-lhes minutos e competições. Só assim é que eles crescem. Quando o podem fazer numa seleção vitoriosa, mais fácil se torna."
"O Madjer? São 12 anos a jogar lado a lado aqui na seleção. Ele merece terminar desta forma, num ano perfeito, em que vencemos tudo com o contributo decisivo dele. Cada um de nós sabe qual é o seu papel, a sua virtude, a sua maior força e também os seus defeitos. Trabalhamos muito em cima disso como grupo, como equipa, como família. O resultado está à vista. Só assim é que se consegue conquistar estes troféus."
Elinton Andrade em declarações ao Canal 11:
O guarda redes Andrade vencedor do prémio de luva de Ouro.Quero agradecer a Portugal por me ter abraçado. Nasci no Brasil, mas represento esta nação com muito amor. |
"A maior dificuldade pela qual nós passámos foi a etapa de qualificação da Rússia. Este título mundial começou ali. Quero agradecer a Portugal por me ter abraçado. Nasci no Brasil, mas represento esta nação com muito amor. A modalidade tem muito para crescer. Existe um campeonato português, o que é muito importante para a modalidade. Se repararem, as seleções que chegaram às meias-finais têm todas as respetivas ligas nacionais. Acho que já merecia ter ganho a 'luva de ouro' [prémio para melhor guarda-redes do torneio] no Mundial-2015. Treino muito para ganhar tudo coletiva e individualmente, nunca o escondi de ninguém. Não é por dinheiro, é pelo amor ser um atleta de alto rendimento."
Ficha de Jogo
FIFA Mundial de Futebol de Praia 2019
Assunção, Paraguai
Estádio Mundialista “Los Pynandi”
Final
FIFA Mundial de Futebol de Praia 2019
Assunção, Paraguai
Estádio Mundialista “Los Pynandi”
Final
1.º Árbitro: Ivo Moraes (Brasil)
2.º Árbitro: Said Hachim (Madagásgar)
3.º Árbitro: Ingilab Mammadov (Azerbaijão)
Cronometrista: Sofien Benchabane (França)
2.º Árbitro: Said Hachim (Madagásgar)
3.º Árbitro: Ingilab Mammadov (Azerbaijão)
Cronometrista: Sofien Benchabane (França)
ITÁLIA 4-6 PORTUGAL (1.º P: 1-1) (2.º P: 1-3) (3.º P: 4-6)
Itália (cinco inicial): Simone Del Mestre, Gentlin, Alfioluca Chiavaro, Dario Ramacciotti e Gabriele Gori
Suplentes: Andrea Carpita, Francesco Corosiniti (Cap.), Frainetti, Simone Marinai, Paolo Palmacci, Percia Montani e Emmanuele Zurlo
Treinador: Emiliano Del Duca
Golos: 1.º Período: Zurlo (6'); 3.º Período: Dario Ramacciotti (31' e 36') e Josep Junior (31')
: Cartão amarelo a Del Mestre (27'), Chivaro (27') e Ramacciotti (34')
Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Jordan, Bê Martins e Léo Martins
Suplentes: Tiago Petrony, Bruno Torres, André Lourenço, Rúben Brilhante, Belchior, Von e Madjer (Cap.)
Treinador: Mário Narciso.
Golos: 1.º Período: Léo Martins (7'); 2.º Período: Jordan (18') e André Lourenço (18'); 3.º Período: Jordan (26' e 35') e Léo Martins (28')
Disciplina: Cartão amarelo a Jordan (27') e Belchior (29')
Fonte:FPF
Fotos: FIFA
Sem comentários:
Enviar um comentário