quinta-feira, 30 de abril de 2020

ANDEBOL - RECORDAR APÓS 25 ANOS, A CONQUISTA DA TAÇA"FPA" PELO ALMADA ATLÉTICO CLUBE


A formação do Almada Atlético Clube que na temporada 1994/1995,alcançou
triplo sucesso, ao conquistar a Taça "FPA" e o Nacional da 2ª Divisão, garantiu
assim o acesso ao nacional da 1ª Divisão.


Completa-se  dia 1 de maio de 2020,vinte e cinco anos que o andebol almadense, inscreveu a letras de ouro o seu nome na Taça "FPA",organizada pela Federação Portuguesa de Andebol, agora denominada Federação de Andebol de Portugal, após triunfo,23-21, na final realizada em Campo Maior, a 1 de maio de 1995 e que opôs o Almada Atlético Clube  ao Passos Manuel.


O Almada AC que naquela época 1994/1995,militava na 2ª Divisão Nacional e que tinha como dupla técnica, dois "monstros" do andebol nacional, Luís Hernâni e Carlos Silva,veio depois a conquistar o titulo nacional da 2ª Divisão e a subir ao nacional da 1ª Divisão.


Na altura em reportagem para o então Jornal de Almada, escrevemos:
 

" O Almada que esta época vem realizando uma carreira fulgurante no Nacional da 2ªDivisão,liderando o respetivo nacional, foi a Rio Maior vencer o Passos Manuel por, 23-21, na final da Taça Federação Portuguesa de Andebol,um troféu que decerto vem premiar o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido no Almada,pela dupla técnica Luís Hernâni e Carlos Silva, com o apoio da secção de andebol,a qual não tem regateado apoio à sua equipa de andebol,com vista a alcançar a tão desejada subida ao nacional da 1ª divisão.

-Esta vitória dos almadense na Taça não foi fácil, já que a turma do Passos Manuel  dificultou ao máximo o triunfo da equipa da nossa cidade,mas soube aceitar com desportivismo a superioridade dos seus adversários. Também,o destaque vai para a jovem e numerosa claque da turma de lisboeta que ao longo do encontro não regateou o apoio à sua equipa, mas na hora da derrota soube reconhecer também o valor do adversário e tributou fortes aplausos aos almadenses,no momento em o capitão do Almada ergueu a taça.
Para essa jovem claque do Liceu Passos Manuel, também vai o nosso aplauso"

Paulo Conceição capitão do Almada, com o respetivo
troféu aqui a ser cumprimentado pelo capitão João Quelma


Final da Taça "FPA"
Almada AC, 23 - Passos Manuel, 21

Almadenses a jogar assim é legítimo que sonhem com o Titulo de Campeões Nacionais da 2 ª Divisão.
Partida disputada no passado dia 1 de Maio,no Pavilhão Municipal de Rio Maior.Ao intervalo 12 - 09.
Sob a dupla de arbitragem de Carlos Malpique(Aveiro)e Dario Ramos(Porto) as equipas alinharam:
Almada Atlético Clube - António Ribeiro e Paulo Conceição; Pedro Pery(2),Miguel Galambas(5),Paulo Moratore(8,dois de livre de sete metros),Miguel Gonçalves(2),Joel Arrais, Carlos Caldeira(1),Nuno Amaral(2),André Silva(2) e João Legatheaux(1).
 

Técnicos - Luís Hernâni e Carlos Silva

Passos Manuel -  João Quelma e Nuno; António Ramos(3),Alberto Francisco(1),Hugo(3),Pedro Rodrigues,Pedro Serra,Manuel Monteiro,António Lorvão(8),Pedro(1),Alberto Paris(5,um de livre de sete metros) e Nuno.
 

Técnico-Belone Moreira.

Ao centro Alberto Paris,aqui a representar o Passos Manuel, depois de alguns anos a envergar as cores do Almada.


 

As equipas do Almada e do Passos Manuel proporcionaram ao muito público,na sua maioria jovens,afectos aos lisboetas,uma agradável partida de andebol em que a turma do Almada, contando com o apoio de cerca de duas dezenas de simpatizantes,actualmente a atravessar um excelente período, cedo se superiorizou aos liceais, face a um sistema defensivo 6X0 e partindo muito bem para o ataque explorando as entradas fulgurantes de Paulo Moratore e Galamba e aos cinco minutos de jogo já vencia por, 4-0.

A turma do Passos aos poucos começou a rectificar a sua zona defensiva e aos 20 minutos de jogo,o resultado cifrava-se em 7-5.Mas a tarde era de facto pertença da turma almadense e aos 24 minutos de jogo,volta a ter novamente uma vantagem de 4 golos, 10-6,para atingir o final do primeiro tempo com 12- 9.

O dirigente FPandebol, Rui Coelho na entrega da
réplica da taça ao capitão do Passos Manuel
Na segunda parte o Almada teve o seu melhor período de jogo, com os seus jogadores a embalarem para uma exibição altamente positiva,tirando partido da sua forte meia distância, o que obrigada a turma do Passos a defender mais à frente,deixando espaços livres para os almadenses concretizarem com êxito. Moratore era de facto uma dor de cabeça para o técnico do Passos, que a dado momento do encontro optou por mandar Nuno Marta, fazer marcação ao atleta do Almada, numa tentativa  de travar aquele que por ventura estava a ser o melhor jogador em campo e assim neutralizar uma pedra influente do ataque do Almada,mas tal opção pouca mossa fez, já que os almadenses encontraram sempre soluções para contrariar a táctica dos liceais.

A equipa do Liceu Passos Manuel,entrou para os últimos oito minutos com uma desvantagem de cinco golos, 22- 17 e, aproveitando algum abrandamento por parte da turma comandada por Luís Hernâni,conseguiu chegar aos 22-19,mas Carlos Caldeira a minuto e meio do fim,fez os 23-19.e praticamente estava encontrado o vencedor, apesar da turma de Lisboa ter ainda marcado por mais duas vezes, a última das quais no último segundo da partida. Excelente o trabalho da dupla de arbitragem.

No final a festa foi dos almadenses,os quais festejaram exuberantemente o feito alcançado,tendo o capitão da equipa Paulo Conceição recebido das mãos de Carlos Frazão, vereador do desporto da Câmara Municipal de Rio Maior,a Taça respeitante ao titulo alcançado,perante a alegria dos poucos almadenses que ali se deslocaram,mas que nunca regatearam o apoio à sua equipa.

No final foi feita reportagem com os técnicos

"A Conquista da Taça é a recompensa pelo trabalho desenvolvido por este excelente grupo de trabalho".


Disse: o técnico Carlos Silva
No final do encontro o nosso jornal fez reportagem,nos balneários e quis ouvir o técnico Luís Hernâni,mas amavelmente escusou-se a prestar declarações, dizendo-nos que só falaria daqui a quinze dias,aquando do encontro Almada-S.Bernardo,que vai decidir o titulo de Campeão Nacional da 2ª Divisão [ E de facto veio a acontecer que depois de ter ganho a 1ª edição da Taça FPF, o Almada nessa época viria a conquistar o titulo nacional]remetendo-nos para o técnico adjunto, Carlos Silva o qual começou por nos dizer sobre o encontro:
-" Foi uma excelente partida de andebol,o Almada provou uma vez mais o porquê de ser líder do nacional, vencemos uma boa equipa e este triunfo nesta importante prova é o corolário da excelente carreira que estamos a fazer,é uma vitória da humildade, do querer,da abnegação de todo o grupo de trabalho que engloba,jogadores, técnicos,dirigentes e seccionistas".

- Sobre o adversário, Carlos Silva disse:

-" Os meus parabéns ao Passos Manuel, pela forma como valorizou o nosso triunfo,penso que é uma equipa de futuro,pois tem muita juventude na sua equipa e estou certo que irá dar muitas alegrias aos seus simpatizantes".

- Em relação à arbitragem o técnico do Almada,apenas se limitou a dizer: -"Que a mesma esteve  à altura desta final".

- Sobre a fase final do campeonato, finalizou dizendo:

-" Hoje vencemos a taça e esperamos no sábado dia 14, festejar a subida ao nacional da 1ªDivisão,a acontecer será um marco  importante na vida do clube".
                 &&--&&
"Os meus parabéns ao Almada que foi de facto melhor equipa"
Disse ao nosso jornal o técnico do Passos Manuel, Belone Moreira

No final do encontro,o técnico do Passos Manuel era um homem conformado, já que o triunfo do Almada não merecia a mínima contestação,dai questionado pela nossa reportagem disse:

-" Foi um excelente jogo de andebol, com duas excelentes equipas a entregarem-se ao jogo em busca do triunfo e em que a turma do Almada, que vem realizando um campeonato muito bom, acabou por vencer com todo o mérito,apesar de num ou noutro lance a minha equipa não ter estado bem".

-«Quero dar os meus parabéns ao Almada,pois tem sido  nosso adversário no nacional da segunda divisão, trata-se de uma equipa bastante experiente e que nos últimos dois anos  tem vindo a desenvolver um excelente trabalho, daí fazer votos para que alcancem os objectivos a que se propuseram, que é o regresso ao nacional da 1ªDivisão ».

A equipa do Almada Atlético Clube, que depois da conquista da taça,juntou o titulo nacional da 2ª divisão, ao vencer na derradeira jornada o São Bernardo,em partida realizada no Pavilhão Municipal da Costa de Caparica. Ambas as equipas subiram ao nacional da 1ª Divisão,para a época 1995/1996

E assim foi escrita mais uma página brilhante do andebol do Almada Atlético Clube,que volvidos 25 anos,estava a participar na Fase Final do Nacional da 2ª Divisão de acesso à 1ª Divisão Nacional,mas que devido ao Covid -19,as respetivas provas organizadas pela Federação de Andebol de Portugal,depois de ter sido suspensas, foram esta quarta feira, dia 29 de maio,dadas como terminadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário