sábado, 18 de abril de 2020

FUTEBOL FEM. Sofia Nunes, atleta do Almada Atlético Clube -"Continuaremos a lutar e a vestir com muito orgulho a camisola do Almada Atlético Clube na próxima época".

Sofia Nunes, ma partida contra o Barreirense, para a Taça AFS,que as almadenses venceram.



O Almada Atlético Clube,numa aposta clara no futebol feminino, abriu as suas portas ao mesmo,e apesar de algumas dificuldades, de inicio, em preencher o plantel, a equipa, participou no Campeonato Nacional da 2 ª Divisão -Série "G",na presente época 2019/2020,1 ª fase,onde alcançou a última posição,tendo na última jornada perdido em casa por,1-2 com a formação AD Pasteis Bola.

Por meio ainda realizou uma eliminatória da Taça de Portugal,sendo eliminada, pela equipa do Paio Pires Futebol Clube, equipa que tal como o Amora Futebol Clube,ascenderam à fase final do respetivo nacional,que também acabou por ser suspenso e dado por concluído devido ao estado de emergência.

A formação almadense  que estava a participar na Taça Associação de Futebol de Setúbal,tendo no seu último jogo, levado por vencida, por 1 - 0 a turma do Futebol Clube Barreirense, e desde 8 de março,não mais voltou aos relvados, face ao estado de emergência relacionado com o Covid-19.


"Desporto Almada" entrevistou Sofia Nunes, para falar de si  da equipa e dos seus objetivos,uma entrevista agradável e onde a atleta almadense, nos conta a sua experiência de abraçar o futebol federado,pela primeira vez, apesar dos seus 32 anos de idade,realça que nunca é tarde para dar vida aos nossos Sonhos e Paixões".

"Vejo-me como uma pessoa lutadora, que não desiste mesmo quando as situações se colocam difíceis(...)"

Na imagem  Sofia Nunes,uma guerreira dentro de campo. 
Quem é Sofia Nunes?
-" Sou a Sofia, tenho 32 anos nasci na ilha de Porto Santo, Madeira e o Futebol é a minha Paixão.Vejo-me como uma pessoa lutadora, que não desiste mesmo quando as situações se colocam difíceis e que luta para atingir os seus objectivos tanto a nível pessoal, profissional e desportivo. E acredito que o tempo, o esforço, o compromisso e a garra que colocamos nos nossos objectivos e a que nos propomos serão sempre recompensados. E nunca é tarde para dar vida aos nossos Sonhos e Paixões".


- Fale me do seu curriculum desportivo.
-" Este foi o meu primeiro ano como jogadora federada, já tinha praticado não futebol 11, mas futsal durante alguns anos no âmbito do desporto escolar na Escola Secundária Cacilhas-Tejo. No futebol 11 foi sem dúvida a primeira vez, apesar de já ser uma paixão antiga mas nunca tinha surgido a oportunidade, por motivos escolares e depois profissionais".

Fase de perigo na baliza do Almada,com destaque para a guarda redes almadense Ana Cardoso, que no decorrer do jogo, defendeu uma grande penalidade, e assim a garantir o triunfo sobre a turma do Barreirense.



" A paixão falou mais alto e aqui estou hoje a representar o Almada Atlético Clube".

Com apareceu o convite do Almada?
- " A oportunidade de vir para o Almada Atlético Clube, nasce de uma partilha via Facebook de uma amiga que me enviou a publicação dos treinos de captação, numa forma de brincadeira e depois daí aquele “bichinho” falou mais alto e vim fazer uns treinos e o Mister Rui Lourenço fez-me o convite para integrar a primeira equipa de Futebol Feminino do AAC ao qual ainda ponderei, mas a paixão falou mais alto e aqui estou hoje".
"Ao longo dos meses fomos nos tornando mais que uma Equipa uma Família(..)"

A equipa inicial do Almada Atlético Clube que defrontou o  Futebol Clube Barreirense,em 8 de Março. Por sinal o último jogo da época.



- Uma analise  à carreira da equipa?
- " O ano zero da equipa feminina teve vários altos e baixos, todas viemos de situações desportivas de diversos níveis e com experiências diferentes, algumas foi sem dúvida a primeira vez. Mas ao longo dos meses fomos nos tornando mais que uma Equipa uma Família, a união, a força e a determinação de todas ao longo destes meses, fez com que todas fossemos evoluindo individualmente e colectivamente e é sem dúvida muito positivo e gratificante".
A festa do golo apontado por  Ana Furtado,que garantiu o triunfo sobre o Barreirense, em jogo a contar para a Taça AFS.
- Nem sempre os resultados foram positivos,mas o certo é que a equipa evoluiu muito com o decorrer dos jogos. É da mesma opinião?

-" É verdade que se olharmos os resultados nem sempre reflectiram o nosso esforço em campo, mas isso não nos fez parar nem desistir. Somos umas guerreiras e assim continuaremos a lutar e a vestir com muito orgulho a camisola do Almada Atlético Clube na próxima época".


Em relação a apoios quer destacar algum em especial? 

-" É de louvar que sem a excelente equipa técnica coordenada pelo Mister Rui Lourenço e o esforço do nosso patrocinador Orangetangent, que ao longo da época deram o seu melhor para nos proporcionar todas as condições. Na próxima época teremos novos desafios e o AAC vai mais uma vez apostar e teremos o arranque de uma equipa de sub-15, pois o futuro está na formação de novas jogadoras e elevar o Almada ao mais alto nível das competições nacionais".


"Como sonho pessoal,contribuir para o Almada atingir uma final da Taça e subir à 1ª Liga(...)e vestir a camisola do Clube Sport Marítimo...)"

Antes do inicio  do jogo, o ambiente entre as almadenses era bem visivel
- Quais as suas ambições desportivas?

-"Todas temos sonhos e ambições, a nível pessoal a principal ambição é poder ajudar/contribuir para a equipa do AAC chegar a final da Taça de Portugal e poder subir à primeira divisão é uma grande desafio, mas a vida sem desafios não tem sabor. Como sonho pessoal, poder vestir a camisola do Clube Sport Marítimo e sem dúvida que vestir a camisola da Seleção Portuguesa seria uma honra. É um sonho não impossível, pois a vida é feita de improbalidades e não de impossibilidades e é nisso que gosto de acreditar e lutar, e é para isso que trabalho todos os dias, para fazer melhor e contribuir cada vez mais para a melhoria da nossa equipa do AAC e este sim é o Foco".
Sofia Nunes aqui a se pressionada por uma adversária.

- Com as provas desportivas paradas, devido ao Covid-19 Como vê toda essa situação?

- "Com a paragem do campeonato motivada pela situação actual do mundo, devido ao Covid-19 deixou-nos a todas um pouco “tristes”, pois estávamos num excelente momento físico e mental da equipa e com os novos reforços, começamos a transpor e a ver o nosso trabalho e esforço recompensado em resultados, mas todas temos consciência das nossas capacidades e juntas e cada uma a trabalhar em casa voltaremos ainda com mais força no arranque da próxima época. Esta foi apenas uma pausa que nos obrigou a parar mas a nossa Paixão é muito maior".

- Qual a posição que mais gosta de atuar?
-"Em jogo a posição em que me sinto mais confortável é como avançada, mas se for necessário ter de ajudar e fazer outra posição o esforço e empenho será o mesmo, o objectivo é ajudar a equipa e alcançar a vitória.

- Na equipa qual ou quais as atletas que gostaria de destacar?
- " Espero que ninguém me leve a mal, porque todas as jogadoras são fundamentais para o sucesso colectivo. Mas há jogadoras que marcam a diferença em campo e na interajuda e experiência que tem e é de ressalvar a dupla de centrais fantástica que temos, Gilda Rodrigues e Eunice Camacho; no meio campo a Mariana Malta, Ana Furtado e a Sara Alibhai (que teve uma evolução extraordinária), médio alas a Margarida Santos e Vany Rocha, a Guarda-redes Ana Cardoso que foi excepcional na entrega em cada jogo, e sem dúvida, que o papel da capitã Tânia Horta foi muito importante na gestão e organização do balneário.
Mas no fundo sozinhas nenhuma de nós consegue ganhar jogos, só a união a interajuda de todas permitiu que jogo a jogo tivéssemos evoluído e conquistado as merecidas vitórias".





- Uma mensagem final para as jovens futebolistas?

- " Por fim, gostava de deixar uma mensagem a todas as mulheres/raparigas, vocês que tem um SONHO uma PAIXÃO, não desistam a idade é apenas um numero, pois o que nos destaca é a motivação, o empenho, a determinação e o compromisso para connosco e para com a camisola que vestimos a cada domingo ao pisarmos o relvado. Por isso, se tens um sonho aposta nele".


Sem comentários:

Enviar um comentário