quarta-feira, 5 de junho de 2019

O ÁRBITRO, JOÃO LISBOA,DESPEDE-SE DA ARBITRAGEM APÓS 21 ANOS DE CARREIRA




A Final da Taça “AFS”- Joaquim José Sousa Marques,entre o Cova da Piedade”B e o Oriental Dragon Fc e que terminou com o triunfo [3 – 0] do Cova da Piedade e consequentemente a conquista da TAÇA”AFS”, teve também uma despedida na arbitragem distrital e nacional o 1º árbitro assistente,João Lisboa, que fez parte da equipa de arbitragem liderada pelo árbitro Tiago Rodrigues e do 2 ºárbitro assistente,Mário Quendera e do 4º árbitro Fábio Varandas.

Jornal-  Blog Desporto Almada, que esteve presente no Campo Vale D' Abelha,na reportagem do jogo final da TAÇA "AFS",e tendo conhecimento que o árbitro assistente, João Lisboa,acabara a sua carreira desportiva dedicada à arbitragem, nesse jogo,combinámos logo uma entrevista,entrevista essa que hoje dia 5 de maio aqui,publicamos para todos os amantes do desporto,essencialmente para aqueles que se tem dedicado á arbitragem.



- O que o levou a dedicar-se á causa da arbitragem?


- "Sempre estive ligado ao futebol como jogador nas camadas jovens até aos juniores. Percebendo que já não havia mais margem de progressão resolvi tirar o curso de árbitro em 1998 vendo assim uma porta de entrada para continuar ligado. A partir do 1º jogo como árbitro que foi em Dezembro de 1998 num Grandolense vs Carvalhal em iniciados o gosto pela arbitragem foi sempre crescendo até terminar na final da Taça AFS no passado dia 1 de Junho de 2019. Entre o primeiro jogo e o ultimo foram 21 anos de enorme aprendizagem, trabalho e acima de tudo amizade".
           ---------------------------
O  trio de arbitragem,ao centro Tiago Rodrigues que dirigiu a partida, tendo à sua
direita,João Lisboa e á sua esquerda Mário Quendera

"Empenhei-me muito para merecer a confiança dos meus chefes de equipa sendo que fui mais árbitro assistente e desde 2003 que estava inserido em equipas de arbitragem na FPF".
            -----------------
- Foi fácil a sua caminhada no seio  da arbitragem?

- "Fácil nunca é, quem pensa que a arbitragem é chegar ao fim de semana e apitar está muito enganado. Para poder singrar é necessário muito trabalho e empenho tais como treinar 3 vezes por semana, participar nos Núcleos de arbitragem que são um apoio fundamental para as provas escritas e muito mais. A minha caminhada esteve altos e baixos e o importante é reagir bem e lutar por melhor na época seguinte. Empenhei-me muito para merecer a confiança dos meus chefes de equipa sendo que fui mais árbitro assistente e desde 2003 que estava inserido em equipas de arbitragem na FPF".

"Aos jovens que estão a começar e aqueles que particularmente me conhecem digo-lhes que trabalhem, estudem e empenhem-se porque ser árbitro é um forma de evolução enquanto homem/mulher".

- Quando jovem na arbitragem,qual o árbitro que seguia com mais carisma?



-"Enquanto árbitro gostava muito da forma de arbitrar do falecido Paulo Paraty, no trabalho de Árbitro Assistente do Sr Carlos Matos que na altura era assistente do Vítor Pereira".

Uma imagem que fica para a carreira desportiva de todos os intervenientes

Um apelo aos jovens que estão a abraçar a arbitragem! 



-"Aos jovens que estão a começar e aqueles que particularmente me conhecem digo-lhes que trabalhem, estudem e empenhem-se porque ser árbitro é um forma de evolução enquanto homem/mulher. Digo sem modéstia que com arbitragem tornei-me uma pessoa mais culta,mais compreensivo, mais viajado e o mais importante é realmente os amigos que se fazem. Desfrutem".

 - Na hora da despedida e olhando para o  seu percurso o que lhe apetece dizer?


 -  "Apesar de não ter tido uma carreira de Top, sinto-me totalmente realizado com o meu currículo na arbitragem. Fiz centenas de jogos na Federação ao longo destes anos desde as camadas jovens a seniores. Passei por imensos estádios, arbitrei muitos jovens que hoje são excelentes talentos no futebol assim como treinadores e muito sinceramente acho que superei as minhas expectativas quando em 1998 tirei o curso e delineei o meu futuro sobre o que desejava na arbitragem".

 - Ao abandonar a arbitragem, como árbitro, tem em vista ficar ligado  á arbitragem,mas noutras funções?

 - "O Árbitro que leva a arbitragem a sério nunca se consegue desligar totalmente da mesma. É uma relação para a vida, pelo que no futuro assim que for aberto o curso de observadores tenciono frequentar o mesmo"


 -  A finalizar esta entrevista quer deixar um agradecimento especial?


 -" Uma pergunta delicada pois tinha imensa gente por onde agradecer, mas não poderia deixar esta oportunidade de agradecer especialmente ao meu amigo André Narciso pois foi com ele onde atingi o patamar mais elevado da minha carreira. Agradecer especialmente a todos os meus chefes e equipa que me deram oportunidade de com eles percorrer o país dos quais " - José Palma, Nuno Borba, André Narciso, Miguel Jacob, Shopia Rosa, Tatiana Martins; Luís Reforço, Ricardo Figueiredo, Miguel Figueiredo, Paulo Parreira, David Salvador e por ultimo o Dinis Gorjão. 

Especialmente aos meus Pais que sempre me apoiaram em tudo e acima de tudo à minha mulher por todo o apoio e compreensão.

Não me queria alongar muito mas não posso  deixar  a oportunidade de agradecer publicamente ao Sr Diamantino Pires, a quem se deve o maior respeito pelo enorme trabalho demonstrado no CA,  assim como toda a equipa do Conselho de Arbitragem. Bem haja a todos e muito sucesso". 


O árbitro João Lisboa,nesta entrevista ,enalteceu o dirigente Diamantino Pires(na foto),do Conselho de Arbitragem da Associação Futebol de Setúbal,a quem se deve o maior respeito, pelo enorme trabalho demonstrado no Conselho de Arbitragem


r ligad
Aqui deixamos o currículo de João Lisboa, ao longo de 21 anos ligado à arbitragem

1998/99 - Curso

1999/2000 - 2ª Categoria Distrital

2000/2001 - 2ª Categoria Distrital

2001/2002 - 1ª Categoria Distrital

2002/2003 - 1ª Categoria Distrital

2003/2004 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de José Palma

2004/2005 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Nuno Borba

2005/2006 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Nuno Borba

2006/2007 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Nuno Borba

2007/2008 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Nuno Borba

2008/2009 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Nuno Borba

2009/2010-  1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Nuno Borba

2010/2011 - Dispensa Estudos

2011/2012 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 3ª Categoria Nacional de André Narciso

2012/2013 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 3ª Categoria Nacional de André Narciso

2013/2014 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de André Narciso

2014/2015 - 2ª Liga Profissional com André Narciso 

2015/2016 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de André Narciso

2016/2017 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de André Narciso

2017/2018 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF Tatiana Martins e Dinis Gorjão

2018/2019 - 1ª Categoria Distrital - Assistente FPF 2ª Categoria Nacional de Dinis Gorjão



Sem comentários:

Enviar um comentário