sexta-feira, 19 de abril de 2019

CLUBE FUTEBOL " OS BELENENSES" 100 ANOS DE HISTÓRIA AO SERVIÇO DO DESPORTO NAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES



Está patente no Centro Comercial Almada Fórum,uma exposição sobre o Centenário do Clube Futebol "Os Belenenses", narrando alguns dos maiores feitos alcançado pelo clube da Cruz de Cristo,bem como a sua essência desportiva em todas as modalidades ao longo de 100 anos.

Biografias de alguns dos lendários futebolistas que passaram pelo,como a oitava maravilha, chamada Matateu,ou a lenda viva,chamada Vicente Lucas ou ainda de Manuel Andrade,o último dos campeões de 1946 que ainda hoje se encontra entre nós e que se desloca frequentemente ao Restelo.

Recorda-se nessa exposição centenária, as Torres de Belém, -Vasco,Capela e Feliciano(e às vezes Serafim das Neves) foram o esteio da defesa nos anos 40.Exposição que abrange todas as modalidades do clube.

DURANTE CINCO OU SEIS DÉCADAS 

Frequentemente se fala de 3 clubes grandes em Portugal,parecendo que sempre foi assim,mas a verdade é que o Belenenses fez incontestavelmente parte,durante cinco ou seis décadas seguidas era sempre candidato indiscutível e assumido a todos os títulos nacionais(Campeonato de Portugal.Campeonato Nacional e Taça de Portugal),e se não ganhou mais,esteve na luta pela conquista em muitas épocas até bem perto do fim - aliás, por cinco vezes chegou à última jornada a poder ser campeão.


O Campeonato de 1945/46 teve no entanto um sabor e posterior simbolismo muito especial para o  Belenenses, Após sagrar-se a 25 de Novembro de 1945,Campeão de Lisboa,pela 6ª vez,o Belenenses arranca para a época de sonho com um empate 1-1 no campo do Sporting, fixando-se no 1º lugar até uma inesperada derrota no dificílimo campo o Olhanense(terminaria em 4º lugar) que leva o Benfica a ascender a liderança. Após  novo período de apenas vitórias,o Belenenses  recebe o rival direto dessa época,o Benfica, e vence por 1-0,isolando-se no 1º lugar.

As últimas três jornadas foram de determinação e afirmação da vontade de vencer,com uma vitória no campo do Porto(0-1),uma goleada 6-0, nas Salésias ao tal Olhanense da derrota na primeira volta e,por fim, uma partida épica em Elvas, contra o Sport Lisboa e Elvas,nessa altura filial do Benfica,que enviou durante quinze dias um técnico seu para apoiar na preparação do jogo contra o Belenenses.

A ODISSEIA CHEGAR À "raiana" ELVAS

Naquele tempo chegar à "raiana" Elvas desde de Lisboa era um desafio considerável,os automóveis eram um bem essencial a poucos e o comboio muitíssimo demorado. Ainda assim, com adeptos de Lisboa,do rival Clube de Futebol "Os Elvenses",ou das terras circundantes, certo é que não faltou apoio ao Belenenses nessa tarde. Mas o jogo não podia ter começado  pior,pois logo aos dois minutos o Elvas colocou-se em vantagem, que se manteve até ao intervalo.

No balneário,com alguns jogadores mais experientes procuraram readquirir a calma e reagrupar as forças, dizendo:" Nós temos que ganhar isto !"(...)a nossa equipa agigantava-se agora. 

Aos 77 minutos foi Vasco novamente a invadir o meio- campo  contrário e ceder a bola a Artur Quaresma, que arrancou para a área contrária e disparou o remate que,à boca da baliza, Rafael desviou para golo. Era o 2-1. tínhamos o Campeonato ao nosso alcance!. E vencemos! o regresso a a Lisboa foi apoteótico, com os carros que transportava, os jogadores a ficarem retidos logo no Cais do Sodré e o trajeto até Belém a ser lento, com muita gente nas ruas vitoriando os nossos campeões!

O resto da história pode ser consultada na exposição que decorre no Centro Comercial Almada Fórum, em Almada.

Sem comentários:

Enviar um comentário