segunda-feira, 18 de maio de 2020

CENTENÁRIO DO GINÁSIO CLUBE DO SUL - 100 ANOS DE HISTÓRIA PARABÉNS GINASISTAS



Prémio Prestigio é um prémio instituído, para premiar aqueles que mais se destacaram em prol da coletividade. A contar da esquerda: Marco Bajanco(andebol),Patricia Gancho(atletismo),Fernando Marum(ginástica),Élia Rochinha(halterofilismo) e Fernando Dias(mestre de halterofilismo).Foto de arquivo, aquando do 74º aniversário,em maio de 1994.
 

O Ginásio Clube do Sul, comemora hoje dia 17 de maio, o seu Centenário,fundado a 17 de maio de1920, a popular coletividade de Cacilhas, junta-se às coletividades centenárias do concelho de Almada, e no qual tem demonstrado ao longo dos anos o seu ecletismo em prol da cultura e do desporto é bem elucidativo: Andebol, Atletismo, Badmington, Basquetebol, Bilhar, Box,Ciclismo, Educação Fisica, Esgrima, Ginástica, Futebol, Halterofilismo, Judo, Karaté, King Boxing, Natação, Raguebi, Remo,Teatro,Ténis de Mesa,Vela e Xadrez.

Aque partilhamos alguma fotos relacionados,com dois momentos destintos, a passagem  do 74º  e a passagem do 80º aniversário.

 Saiba mais aqui no LINK


Fernando Barão, um cacilhense de gema e um ginásista de coração, sócio nº1 do Ginásio Clube do Sul, autor do livro "Ginásio Clube do Sul "75 anos de Glória", conjuntamente  com Henrique Mota, outro vulto do Ginásio,e que já não está entre nós. Sobre Fernando Barão e com a devida vénia, deixaamos aqui a sua saudação ao Ginásio Clube do Sul.


                         SAUDAÇÃO
     Ginásio saúdo-te pelo teu centenário!

Desculpa tratar-te por tu, mas somos quase da mesma idade. Só tens mais 4 anos do que eu.
Quando me recordo que sou o sócio mais antigo, sinto-me no pleno direito, de tomar algumas liberdades de expressão…
Logo após a minha adolescência, quando comecei a tomar consciência do fenómeno associativo, trocando os meus deveres escolares, pelo teu progresso… parece-me que tudo isto se passou ontem.
Comecei a estudar o teu passado e cheguei à conclusão:
• De como foi designado o teu nome;
• Porque é que a tua bandeira é triangular;
• E a razão do portuguesíssimo escudo também lá estar.
Foste criado para as lides náuticas e gímnicas talvez por influência do Carlos Durão e do José de Oliveira Gendre.
E foi na educação física que obtiveste os maiores louros da tua já longa história.
Pela primeira vez uma colectividade do Concelho de Almada teve de ir a Lisboa, ao pavilhão do parque Eduardo Sétimo, para demonstrar num sarau, as nossas ultra possibilidades. Linda jornada com o nosso estandarte a ser empunhado pelo teu sócio honorário e escritor almadense Romeu Correia.
Muito mais haveria para contar, mas pediram-me uma saudação curta…
Recebe um abraço de parabéns do teu velho amigo, também já quase centenário.

Fernando Barão.

Henrique Mota,na sua intervenção na passagem do 74º aniversário do Ginásio Clube do Sul.Autor dos livros"Desportistas Almadenses", também  autor do libro Ginásio Clube do Sul.


Livro que tem na contra capa o seguinte:

AQUELES HOMENS QUE PEL TARDINHA SE JUNTAVAM NO CAIS DE CACILHAS OU À PORTA DA "CABRINHA" COM O SONHO DE FUNDAREM UM CLUBE DESPORTIVO ERAM NA SUA MAIORIA, CACILHENSES.

E ELES LÁ CONTINUAVAM A JUNTAR-SE A CONVERSAR E A FAZER PROPOSTAS IDEALISTAS...

TERÁ DE TER ONOME DE GINÁSIO! JÁ QUE NÃO PODE SER PORTUGUÊS SERÁ DO SUL POIS QUE NOS SITUAMOS NA MARGEM SUL.


Sem comentários:

Enviar um comentário