sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

JUDO - TELMA MONTEIRO CONQUISTA MEDALHA DE PRATA NO GRAND SLAM DE TÓQUIO

TELMA MONTEIRO PRATA EM TÓQUIO


A portuguesa Telma Monteiro conquistou hoje a medalha de prata do Grand Slam de Tóquio em judo, na categoria de -57 kg, tendo sido derrotada somente na final pela japonesa Kaori Matsumoto, campeã olímpica.
Frente a Matsumoto, uma das raras atletas que tem um saldo positivo nos confrontos com Telma Monteiro, a portuguesa, segunda do "ranking" mundial e vice-campeã do mundo, foi batida por "ippon", após um minuto e 20 segundos de combate.
Na caminhada para a final, a portuguesa, de 28 anos, derrotou na fase de "pools" a sul-coreana Yumi Cha, por "ippon", a canadiana Stefanie Tremblay, por penalizações, e a japonesa Anzu Yamamoto (10.ª), por "waza-ari", antes de bater a brasileira Rafaela Silva (6.ª), na meia-final, por penalizações.
Para a judoca do Benfica estava em jogo a liderança do "ranking" mundial, posição ao seu alcance se vencesse a final, mas Matsumoto controlou o combate decisivo e essa hipótese ficou posta de parte quando Telma Monteiro se deixou imobilizar pela japonesa, uma das suas grandes rivais do circuito.
A nipónica, de 27 anos, que não passou da primeira ronda nos Mundiais e que se apresentou em Tóquio no 20.º lugar na classificação global, obteve assim a sétima vitória sobre Telma Monteiro em nove confrontos, naquela que foi a sexta final entre ambas, das quais a portuguesa venceu somente uma, a do Masters de Baku, em 2011.
No entanto, Telma Monteiro encerra o ano com um conjunto de resultados importante, nomeadamente a prata nos Mundiais, o bronze nos Europeus, a vitória no Grand Slam de Abu Dhabi, a vitória no Open de Varsóvia e agora o segundo lugar na capital japonesa.
O outro português que hoje esteve em ação, Diogo César (-66 kg), foi eliminado no primeiro combate, ao perder com o britânico Colin Oates, por "waza-ari".
No sábado, competem Ana Cachola (-63 kg), André Alves e Jorge Fernandes (-73 kg) e Carlos Luz (-81 kg), enquanto Yahima Ramírez (-78 kg), Célio Dias (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) completam a participação portuguesa no domingo.
Fonte: TSF/Rádio Noticias

MEDALHA DE PRATA NO GRAND SLAM DE TÓQUIO!
Nº2 RANKING MUNDIAL
Na sa página do facebook a atleta escreve a seguinte mensagem
Termino o ano com uma competição fantástica para mim. O nível da competição estava ao rubro e o sorteio era duro e tudo isso torna este resultado ainda mais especial. O melhor de tudo é saber que ainda posso melhorar, posso ser melhor, fazer mais e tudo isto depois de um dia em que praticamente tudo me saiu bem.
Consegui consolidar o meu ranking e termino o ano como nº 2 do Ranking Munidal. Estou muito contente, foi a última prova de um ano em que trabalho e confiança foram as palavras de ordem.
Estou muito agradecida a todos os que trabalharam comigo, acreditaram e fizeram deste um ano brutal. Inesquecível por todo o percurso.

Obrigada aos meus amigos e à minha família, aos treinadores Go Tsunoda e Jorge Gonçalves, ao Sport Lisboa e Benfica com a Ana Oliveira e o Benfica Benfica Olimpico, e ao meu patrocinador UnderArmour.

Obrigada a todos que me vão acompanhando e dando força para ser cada dia melhor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário