segunda-feira, 7 de abril de 2014

ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA ALCANÇARAM 1º E 2º LUGAR NA ROBOPARTY 2014

NA AMOSTRA DO ENSINO REALIZADO NOS DIAS 1,2 E 3 DE ABRIL EM ALMADA AI ESTEVE PATENTE OS PROTOTICOS DOS ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA

 
 O director da Escola Profissional de Almada, eng Jorge Sintra acompanhado pela vice-directora  Luísa Neves e os alunos leiton Almeida e Jorge Fernando
Como antigo trabalhador e aluno, daquela que foi uma das maiores escolas de formação do país, nos anos 70 e 80 a Escola Profissional de Almada, continua a dar forte contributo á formação, nos vários cursos profissionais que ai se realizam.Na Mostra de Ensino Superior-Secundário e Profissional que decorreu em Almada nos dias 1,2 e 3 de Abril, uma vez mais a Escola Profissional de Almada, esteve presente nesse certame, para dar a conhecer as ofertas técnicos profissionais.

 Nesta nossa passagem pela Mostra de Ensino, ouvimos o engº. Jorge Sintra, diretor da escola que começou por tecer rasgados elogios aos alunos da escola, cujo trabalho foi reconhecido recentemente no concurso realizado na Universidade do Minho, com dois proóticos criados por duas equipas de alunos do curso profissional de Eletrónica, Automação e Comando do 2º Ano da Escola Profissional de Almada, alcançaram o 1º e 2º lugar entre 109 equipas e cerca de 450 participantes.
O diretor Engº Jorge Sintra, começou por agradecer o nosso interesse na divulgação dos trabalhos premiados, realçando que o papel da Escola Profissional de Almada, que tem raízes desde os anos 70, quando a Lisnave aí ministrava os cursos profissionais aos seus trabalhadores., daí com o encerramento da Lisnave-“ foram adaptadas novas tecnologias, para dotar a escola de mais ferramentas de ensino atuais aos tempos de hoje. A escola da Lisnave, tem um grande legado atrás de si, Milhares de pessoas se formaram profissionalmente, e hoje ela está aberta aos jovens que buscam uma saída profissional e a todos aqueles que após o dia laboral também frequentam os respetivos cursos”.
Depois o director da EPA, enumerou-nos os cursos que decorrerem na escola e que os mesmos estão abertos a jovens com o 9º ano de escolaridade e que ao frequentarem os respetivos cursos durante os três anos, ficam com a equivalência ao 12º ano e com um currículo profissional pronto a entrar no mercado de trabalho, cursos, esses subsidiados e em que os alunos não pagam propinas. Para além desses cursos-“ outros se realizam na escola, como os cursos após laboral, que não são subsidiados e incindem na área da soldadura. Desenho auto cad 1 e cad 2d, técnico de manutenção Industrial/Eletomecânica,Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando”.

A finalizar e falando a nível de participações dos alunos da Escola Profissional de Almada em concursos, nos vários níveis voltou a salientar que os alunos da EPA, alcançam sempre lugares entre os três primeiros classificados, focando que me Março na Universidade do Minho estiveram 109 equipas envolvendo 450 alunos de todo o País, em representação de Universidades e Politécnicos, alguns dos quais universitários e em que os alunos do 2º Ano da Escola Profissional de Almada alcançaram o 1º e 2º lugar. Acrescentando que um novo projecto o “Cansat” vai ser testado nos dias 26 e 27 de Abril no Aeródromo de Torres Vedras, trata-se do Projecto”Cansat”

O QUE É O PROJECTO “CANSAT” QUE OS ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA VÃO LEVAR AO AERODROMO DE TORRES VEDRAS
 O “Cansat” é um projecto educativo da Angência Especial Europeia (ESA), organizado em
.Portugal com o apoio Da Ciência Viva- Agência Nacional para a cultura científica e tecnologia e do Centro AeroEspaço do Areroclube de Torres Vedras
 Trata-se de um satélite em forma de lata e um modelo funcional de ummicro-satélite,em que todos os sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante. O “Cansat” é lançado por um foguetão até uma altitude de 1000 metros para que durante a descida seja possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos (telemetria) e garantir uma aterragem segura.
É este o desafio que os alunos da Escola Profissional de Almada estão empenhados para que nos dias 26 e 27 de Abril no aeródromo de Torres Vedras, seja efetuado o lançamento de mais este projecto dos alunos da EPA.
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AQUI DEIXAMOS A IMAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA, BEM COMO O RESPETIVO TEXTO
Alunos da Escola Profissional de Almada superam obstáculos no Minho 

Duas equipas constituídas por alunos do curso profissional de Eletrónica, Automação e Comando do 2º ano da Escola Profissional de Almada alcançaram um primeiro e um segundo lugar na RoboParty 2014, na categoria Prova de Obstáculos. O evento, organizado pela Universidade do Minho, realizou-se em Guimarães entre os dias 6 e 8 de março.

Segundo a organização, a RoboParty tem um objetivo sobretudo pedagógico, “didático e não competitivo”, levando os participantes a testem os seus robôs, “de forma divertida e sem qualquer competitividade”. Partilhando esse espírito, Luís Bettencourt, professor da Escola Profissional de Almada, mostrou-se bastante satisfeito, “não só pelos lugares alcançados mas também por ver toda a dedicação dos alunos relativamente a este projeto”.

Os participantes da RoboParty organizaram-se em equipas compostas por quatro pessoas, durante três dias e duas noites num estilo non-stop, com o objetivo de construir robôs móveis autónomos, depois de receberem uma breve formação inicial. Segundo Cristian Cerescu, um dos alunos que alcançou o 1º prémio na prova de Obstáculos, a participação foi uma tarefa cansativa: “trabalhámos muito, dormimos pouco - na quarta-feira dormimos quatro horas, na quinta apenas cinco, e na sexta não dormimos nada”. Porém, para este aluno, o esforço “valeu a pena”.

Esta foi a oitava edição da RoboParty, evento que se realiza desde 2006. Na edição de 2014, estiveram envolvidas 109 equipas e cerca de 450 participantes.

Fonte: ANQEP( Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional


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