NA AMOSTRA DO
ENSINO REALIZADO NOS DIAS 1,2 E 3 DE ABRIL EM ALMADA AI ESTEVE PATENTE OS
PROTOTICOS DOS ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA
O director da Escola Profissional de Almada, eng Jorge Sintra acompanhado pela vice-directora Luísa Neves e os alunos leiton Almeida e Jorge Fernando |
Como antigo trabalhador e aluno, daquela que foi uma
das maiores escolas de formação do país, nos anos 70 e 80 a Escola Profissional de Almada,
continua a dar forte contributo á formação, nos vários cursos profissionais que
ai se realizam.Na Mostra de Ensino Superior-Secundário e Profissional
que decorreu em Almada nos dias 1,2 e 3 de Abril, uma vez mais a Escola
Profissional de Almada, esteve presente nesse certame, para dar a conhecer as
ofertas técnicos profissionais.
O diretor Engº Jorge Sintra, começou por agradecer o
nosso interesse na divulgação dos trabalhos premiados, realçando que o papel da
Escola Profissional de Almada, que tem raízes desde os anos 70, quando a
Lisnave aí ministrava os cursos profissionais aos seus trabalhadores., daí com
o encerramento da Lisnave-“ foram adaptadas novas tecnologias, para dotar a
escola de mais ferramentas de ensino atuais aos tempos de hoje. A escola da
Lisnave, tem um grande legado atrás de si, Milhares de pessoas se formaram
profissionalmente, e hoje ela está aberta aos jovens que buscam uma saída
profissional e a todos aqueles que após o dia laboral também frequentam os
respetivos cursos”.
Depois o director da EPA, enumerou-nos os cursos que
decorrerem na escola e que os mesmos estão abertos a jovens com o 9º ano de escolaridade
e que ao frequentarem os respetivos cursos durante os três anos, ficam com a
equivalência ao 12º ano e com um currículo profissional pronto a entrar no
mercado de trabalho, cursos, esses subsidiados e em que os alunos não pagam propinas.
Para além desses cursos-“ outros se realizam na escola, como os cursos após
laboral, que não são subsidiados e incindem na área da soldadura. Desenho auto
cad 1 e cad 2d, técnico de manutenção Industrial/Eletomecânica,Técnico de
Mecatrónica Automóvel, Técnico de Eletrónica, Automação e Comando”.
A finalizar e falando a nível de participações dos
alunos da Escola Profissional de Almada em concursos, nos vários níveis voltou
a salientar que os alunos da EPA, alcançam sempre lugares entre os três
primeiros classificados, focando que me Março na Universidade do Minho
estiveram 109 equipas envolvendo 450 alunos de todo o País, em representação de
Universidades e Politécnicos, alguns dos quais universitários e em que os
alunos do 2º Ano da Escola Profissional de Almada alcançaram o 1º e 2º lugar. Acrescentando
que um novo projecto o “Cansat” vai ser testado nos dias 26 e 27 de Abril no Aeródromo
de Torres Vedras, trata-se do Projecto”Cansat”
O QUE É O PROJECTO “CANSAT” QUE OS ALUNOS DA ESCOLA
PROFISSIONAL DE ALMADA VÃO LEVAR AO AERODROMO DE TORRES VEDRAS
O “Cansat” é um
projecto educativo da Angência Especial Europeia (ESA), organizado em
.Portugal com o apoio Da Ciência Viva- Agência Nacional para a cultura científica e tecnologia e do Centro AeroEspaço do Areroclube de Torres Vedras
Trata-se de um satélite em forma de lata e um modelo funcional de ummicro-satélite,em que todos os
sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante. O “Cansat” é
lançado por um foguetão até uma altitude de 1000 metros para que durante a
descida seja possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos
(telemetria) e garantir uma aterragem segura.
É este o desafio que os alunos da Escola Profissional
de Almada estão empenhados para que nos dias 26 e 27 de Abril no aeródromo de
Torres Vedras, seja efetuado o lançamento de mais este projecto dos alunos da
EPA.
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AQUI DEIXAMOS A IMAGEM DOS ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA PROFISSIONAL DE ALMADA, BEM COMO O RESPETIVO TEXTO
Alunos da
Escola Profissional de Almada superam obstáculos no Minho
Duas equipas constituídas por alunos do curso profissional de Eletrónica, Automação e Comando do 2º ano da Escola Profissional de Almada alcançaram um primeiro e um segundo lugar na RoboParty 2014, na categoria Prova de Obstáculos. O evento, organizado pela Universidade do Minho, realizou-se em Guimarães entre os dias 6 e 8 de março.
Segundo a organização, a RoboParty tem um objetivo sobretudo pedagógico, “didático e não competitivo”, levando os participantes a testem os seus robôs, “de forma divertida e sem qualquer competitividade”. Partilhando esse espírito, Luís Bettencourt, professor da Escola Profissional de Almada, mostrou-se bastante satisfeito, “não só pelos lugares alcançados mas também por ver toda a dedicação dos alunos relativamente a este projeto”.
Os participantes da RoboParty organizaram-se em equipas compostas por quatro pessoas, durante três dias e duas noites num estilo non-stop, com o objetivo de construir robôs móveis autónomos, depois de receberem uma breve formação inicial. Segundo Cristian Cerescu, um dos alunos que alcançou o 1º prémio na prova de Obstáculos, a participação foi uma tarefa cansativa: “trabalhámos muito, dormimos pouco - na quarta-feira dormimos quatro horas, na quinta apenas cinco, e na sexta não dormimos nada”. Porém, para este aluno, o esforço “valeu a pena”.
Esta foi a oitava edição da RoboParty, evento que se realiza desde 2006. Na edição de 2014, estiveram envolvidas 109 equipas e cerca de 450 participantes.
Fonte: ANQEP( Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional
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