quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Andebol - Uma reflexão de António Santos treinador do Almada Atlético Clube,após ter apurado os almadenses para a Fase Final




O Andebol do Almada Atlético Clube
Consumado o apuramento da equipa sénior de Andebol para a fase final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e como responsável técnico do Andebol Almadense, creio ser oportuno COLOCAR algumas questões que contribuam e possam e ajudar À REFLEXÃO de todos sobre a importância do Desporto junto da comunidade Almadense, particularmente e muito especificamente o ALMADA ATLETICO CLUBE.


E começo com uma pergunta que considero fundamental e que é a seguinte:

É OU NÂO IMPORTANTE O FOMENTO E INCENTIVO À PRÁTICA DESPORTIVA NA COMUNIDADE ALMADENSE?

A resposta a esta pergunta é obviamente SIM, caso contrário não fazia sentido que a legislação Portuguesa dissesse que o desporto surge como uma das necessidades fundamentais das comunidades locais afigurando-se um poderoso e potencial instrumento para o desenvolvimento local de uma determinada região/cidade e que configura um direito de todos.


É neste contexto que os agentes autárquicos, com formação especializada e profissional na área do desporto, que se ocupam da gestão dos serviços e da orientação das atividades desportivas e recreativas, têm um papel fundamental e em conjunto com os Clubes, devem impulsionar, fomentar e potenciar o desenvolvimento desportivo no Concelho de Almada, proporcionando aos jovens almadenses uma pratica desportiva permanente, continuada e regulada.

Na verdade, O Almada Atlético Clube tem dado ao longo de muitos anos de existência um ENORME CONTRIBUTO e tem tido um papel altamente importante no fomento e incentivo à prática desportiva junto da comunidade local, com resultados altamente positivos com particular destaque na área da integração e inclusão social.

Nesta sequência, surge no meu pensamento a ideia, como refiro atrás, que o Município de Almada e as suas Juntas de Freguesia devem pensar e rever em conjunto que tipo de desenvolvimento desportivo pretendem para os seus Munícipes. Quais as responsabilidades que detêm no desenvolvimento Desportivo do Concelho Almadense? Qual o plano de desenvolvimento? Que tipo de pratica desportiva pretendem apoiar e desenvolver no seu concelho? Recreativa? Formativa? 

Competitiva? De lazer?
A verdade é que o desporto Almadense é em minha opinião descontinuado e anárquico sem linhas orientadoras sem rumo, sem plano.
Embora a prática do desporto seja um direito para todos, nem sempre é programada e organizada com o intuito de chegar a todos. Atualmente, em muitas regiões do país a atividade física ainda se encontra reservada a uma percentagem limitada da população como é o caso de Almada.


E porque O FUTURO É JÁ AMANHÃ, é por isso urgente intervir e apoiar o associativismo desportivo neste concelho, é urgente proporcionar aos Clubes todos os apoios necessários e ao seu alcance para colaborar, ajudar, e intervir num plano regional que envolva os Clubes numa ação concertada, no capítulo da organização, financiamento e nas estruturas.

É por isso fundamental estabelecer relações de reciprocidade entre o Município de Almada e o Almada Atlético Clube, encontrando consensos e ter fundamentalmente a perceção que o objetivo é comum a todos e que quem beneficia com essa concretização é a comunidade Almadense.

António Santos

Treinador da Equipa Sénior de Andebol

Sem comentários:

Enviar um comentário