segunda-feira, 14 de maio de 2018

SURF » Festa da juventude com boas ondas no ASCC Super Groms powered by Native Açaí na Costa de Caparica

    Prova realizada na Praia do Tarquínio, nos dias 12 e 13 de maio

Realizou-se neste domingo o segundo e último dia de competição do ASCC Super Groms powered by Native Açaí. Este evento inédito dedicado à nova geração organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com um total de 83 inscritos o que demonstra bem a enorme adesão dos surfistas que não quiseram perder a oportunidade de competir e mostrar o seu talento. Não só o número impressiona pela receptividade como pelos diferentes locais do país de onde se deslocaram desde o Norte, passando pelo Algarve indo até ao arquipélago da Madeira.
As ondas estiveram excelentes com 1m mas com muitos sets a chegarem ao 1,5m tornando as condições desafiantes para alguns dos jovens surfistas que mostraram muita atitude e go-for-it. Em disputa estiveram as categorias de Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 Masculino e Feminino.

Numa autêntica festa da nova geração houve surf para todos os gostos. Desde a simples alegria de apanhar e deslizar numa onda celebrando esse feito com pais e treinadores indo até manobras que impressionaram pela qualidade e que atingiram o patamar da excelência.



Alguns dos momentos mais emocionantes e únicos aconteceram nas categorias de Sub-8 e Sub-10. Alguns destes surfistas competiram pela primeira vez numa prova de surf, acompanhados por pais e treinadores, tendo oportunidade de experienciar o que é uma bateria ou um campeonato de surf. Dando prioridade às vertentes didáctica e pedagógica, os critérios de avaliação foram adaptados para distinguir os melhores. Aqui, participar foi o mais importante e aprender com os mais experientes despertando, quem sabe, o “bichinho” da competição para mais tarde virem a ser surfistas profissionais.
Houve prémios como “Best Stoked” (Santiago Graça e Concha Costa), “Melhor Manobra/Onda” (Nilton Freitas e Tiago Guerra) e “Maior Wipeout” (Francisco Santos e Diogo Horta).

No cômputo geral das performances dos “groms” na final de Sub-8, Francisco Santos foi quem ganhou mais pontos, seguido de Vasco Neto, Max Huljev, Cesar Suzor, Vicky Brower e João Minghelli.


Nos Sub-10, Tiago Guerra foi o vencedor com Jaime Veselko em 2 º, Francisco Inácio em 3 º, Duarte Carmona em 4 º, Gustavo Viana em 5 º e Francisco Santos em 6 º.


Nos Sub 12 entrou-se no patamar da competição mais levada a sério e com diferentes objectivos, assistindo-se a um bom nível de surf. Na final foi Manuel Cordeiro quem levou a melhor com um score de 10.00 pontos deixando Martim Brandão em 2 º, Ricardo Teixeira em 3 º e Lourenço Silva em 4 º. De referir que o campeão da prova havia realizado nos quartos-de- final a melhor onda desta categoria com 7.50 pontos em 10 possíveis.
Seguindo para os Sub-14, o estilo de surf “top to bottom” foi mais visível notando-se um assinalável “trabalho-de-casa” realizado pelos atletas com os respectivos treinadores.














Nilton Freitas, que teve de perder o avião de regresso à Madeira para poder disputar a final, deu o seu tempo por muito bem empregue ao fechar com chave d’ouro uma performance surpreendente. Já nos quartos-de-final, a jovem promessa insular havia deixado muitos na praia de olhos bem abertos quando realizou a melhor onda do campeonato a roçar a perfeição: 9.5 pontos. Na última bateria do dia, Nilton realizou o score de 12.73 (6.83+5.90) e levou para casa a vitória. João Pinho (2 º), Francisco Ordonhas (3 º) e Santiago Graça (4 º) merecem uma palavra de destaque pelo bom surf que apresentaram ao longo de todo o campeonato.

Já nesta categoria mas no feminino, a local Beatriz Carvalho sagrou-se vencedora com Constança Simões em 2 º lugar.
Além dos muitos prémios que os surfistas receberam, cortesia dos patrocinadores do evento, destaque para os vencedores de cada categoria que ganharam um contrato de patrocínio de pranchas com a Primvs Surfboards.


Este campeonato foi um enorme sucesso em que tivemos o privilégio de receber surfistas de Norte a Sul do país e até da ilha da Madeira”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Mostrámos que o nosso caminho é estar ao lado dos mais novos e trabalhar para a nova geração ter condições para aprender e evoluir. Foi gratificante termos visto aqui alguns ex-surfistas profissionais com os seus alunos num ambiente muito positivo e descontraído. Agradecemos aos nossos patrocinadores que nos possibilitaram apoiar estes jovens. Fiquem atentos aos próximos eventos”, finalizou.

Resultados finais:

                                             Sub 12 Masculinos
1º Manuel Cordeiro - 13.50 pontos
2º Frederico Ordonhas – 4.70
3º Rafael Furtado – 4.16
4º Louis Escudeiro – 3.20

Sub 14 Masculino
1º Nilton Freitas – 12.73 pontos
2º João Pinho – 9.16
3º Franscisco Ordonhas – 8.66
4º Santiago Graça – 7.33

Sub 14 Feminino
1º Beatriz Carvalho - 10.67 - pontos
2 º Constança Simões – 3.33
3 º Margarida Sasseti

O ASCC Super Groms powered by Native Açaí foi organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) e patrocinado por: Almada Forum, Primus Surfboards, Vissla, Seventy-One, CrushEyes, KreedomHomeblown, Higher Visuals, Marcelino Beach Club, Caparica Surf Fest e Festival O Sol da Caparica. 
A nível de divulgação conta os media partners Fuel TV, Surftotal e Beachcam. A nível institucional os apoios da Federação Portuguesa de Surf, Câmara Municipal de Almada e Junta de Freguesia da Costa de Caparica.

Fonte:Ascc-Associação de Surf da Costa de Caparica

Sem comentários:

Enviar um comentário