domingo, 17 de julho de 2016

O NOSSO APLAUSO PARA A CERIMÓNIA DA ENTREGA DE MEDALHAS E INSIGINAS DA CIDADE DE ALMADA


Arnaldo Abrantes, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo que lhe foi entregue
 pela vereadora Francisca Parreira.
O que significa para si esta distinção? - Está distinção tem um significado
 muito especial pois sou almadense e fiz toda a minha formação desportiva e 
académica em Almada! Foi um orgulho enorme para mim e para a minha 
família e quero partilhar este prémio não só com todos os almadenses, 
como ao Núcleo Desportivo do Laranjeiro, a todos os meus treinadores,
e claro aos meus pais que foram essenciais para o meu sucesso.

Uma mensagem para os jovens:-"Para os jovens...acreditem em vocês e lutem 
pelos vossos sonhos mesmo que a pessoa do lado considera impossível. O que 
interessa é que vocês acreditem é mais importante...lutem por eles".


"Homenageamos hoje como cidadãos que se distinguiram pelo bem que fizeram e fazem-no pela cultura, pela Ciência, pelo  Desporto, pela Educação, no ensino, pelo Movimento Associativo, pela entrega à causa Pública, á nossa terra e à nossa Natureza, pela Paz e
A fadista Raquel Tavares, contagiou tudo e todos
Parabéns pela soberba atuação
Liberdade,pela Solidariedade e Justiça Social,pelo Amor ao pró
ximo, por terem sempre demonstrado em todas as ocasiões e á sua maneira, que têm no coração Almada e as suas gentes, por isso Almada é-lhe reconhecida, a todos eles o muito obrigado". Palavras do presidente da edilidade almadense, dr Joaquim Judas

A  sala de cinema da Academia Almadense, foi pequena para acolher o muito publico que ali  marcou presença, para assistir,à cerimónia levada a cabo pela Câmara Municipal de Almada,para a entrega das Medalhas e Insignias, da Cidade Almada, que teve lugar esta sexta feira dia 15 de junho. 
Esta iniciativa da autarquia de Almada, visa  homenagear homens e mulheres que se destacaram na vida do município e a quem Almada e o concelho, muito deve.
Antes da cerimónia da entrega das medalhas, atuou o grupo musica iniciou-se com a atuação   e cuja atuação levou ao rubro os presente.
Joaquim Fontes Rosa, ladeado pelo presidente Joaquim Judas e pela vereadora Amélia Pardal e o 
presidente da Assembleia Municipal de Almada,José Manuel Maia
O que nos tem a dizer sobre a atribuição da Medalha de Prata de Mérito Desportivo?

 -”Ainda não são passadas 48 horas sobre a cerimónia de atribuição da Medalha de Prata de Mérito Desportivo pela CMA à minha pessoa e a ressaca emotiva ainda não me tinha deixado descer à terra para escrever algo sobre o assunto. Quando o ensino da EF e o desporto,principalmente o basquetebol,nos ocupa a maior parte da nossa vida (41 anos) não pensamos em troféus nem em altas recompensas... Quando menos esperamos eis que alguém reconhece o nosso trabalho e nos atribui uma insígnia que nos deixa sem palavras e deixa o nosso ego nos "píncaros da lua"... Para além disso quando numa plateia esgotada vemos Amigos,Ex-alunos e Ex-atletas que ali se deslocaram para nos saudar pensamos que realmente valeu a pena todos estes anos de trabalho em prol do Desporto e da Educação Física.”

Vai partilhar essa medalha com alguém em especial? -” Por último não posso esquecer a minha companheira de longos anos que tem tido a paciência e a sabedoria para me apoiar nesta vida de dedicação profissional. Obrigado Lena!!!
Por fim quero agradecer à Câmara Municipal de Almada a honra e o privilégio da atribuição desta insígnia que me ficará para sempre gravada na memória. BEM HAJAM!

Seguiu-se depois a intervenção do dr Joaquim Judas, presidente da Câmara Municipal de Almada que começou por saudar as entidades presentes, reitor da Universidade Nova de Lisboa, o Comandante da Escola Naval do Alfeite, em representação do Comandante do Estado Maior da Armada, os presidentes da Assembleia Municipal de Almada e da Mesa da Assembleia Municipal, os vereadores da autarquia, os Diretores das Escolas e Agrupamentos do Concelho de Almada,o Bispo de Setúbal, os agraciados e os munícipes almadenses.


 José Armindo, do Núcleo Desportivo e Juvenil do Laranjeiro e grande impulsionador e responsável da
coletividade, como dirigente e treinador, recebeu a Medalha de Prata de Mérito e Dedicação, aqui ladeado pelo
 presidente da autarquia,Joaquim Judas e pelo vereador, António Neves, e diretor do Agrupamento de Escolas
 da Emídio Navarro,
 (em atualização)
Na sua intervenção, começou por dizer:
-" Estamos aqui hoje para homenagear homens e mulheres que se destacaram na vida do nosso município e a quem Almada muito deve, neles e nelas identificámos,percursos exemplares marcados por valores e realizações que reforçam a capacidade de todos, cada um de nós, em acreditar e agir para fazer cada vez melhor.
Não os vamos homenagear, pelas lágrimas que certamente choraram,mas sim porque essas lágrimas,mesmo que tal(...)não os vamos homenagear porque até á exaustão se bateram pela sua obra, mas sim por esse  cansaço lavraram o solo, onde semeamos o nosso futuro, bem hajam aqueles e aquelas, que choraram e se cansaram, com  choros de cansaço amassaram o pão que comemos. Eles e elas são os mesmos e as mesmas que nos confortam com palavras  e sorrisos que determinados e infatigáveis transportam e distribuem a alegria de fazer(...)merecem ser homenageadas,porque simplesmente nunca desistiram, por isso hoje em Almada é dia de festa".

Depois referiu que por deliberação unânime da Câmara Municipal de Almada, reunida a 17 de junho, homenageamos hoje aqui:-" Rosa Alface,José Antonio Silva,Cristiano Caixeiro, Duarte do Carmo, Joaquim Fontes Rosa, Madalena Mota,  a Liga dos Amigos do Hospital Garcia d' Orta, Jose Martins Bernardo, Jorge Rocha, Armando Barata, Adelaide Silva, Ludgero Leote, Francisco Naia, Emilia Evaristo, Nuno Alves, Miguel Oliveira, Jorge Carvalho, Arnaldo Abrantes, Rodrigo Martins, Maria Carvalho,Rodrigo da Silva Mendes, José Manuel Marcelino,José Manuel Correia, Fernando Mendes,Domingos Torgal, Augusto Flor, Antonio Neves, Gilberto Canavarro Reis e Fernando Santana".
Madalena Mota, dirigente e treinadora dos Amigos de Atletismo da Charneca de Caparica,
com uma obra notável em prol do atletismo do concelho de Almada, distrital e nacional, 
aqui com a Medalha de Prata de Mérito e Dedicação e que sobre a atribuição de tão 
significativo galardão. Desporto Almada solicitou a Madalena Mota para que nos
 falasse  sobre esse importante momento na sua vida desportiva. Aqui deixamos o seu testemunho.

"Confesso que não estava à espera desta distinção e ela constitui uma surpresa boa. Mas é óbvio que fico satisfeita e honrada por acharem que o meu percurso em Almada é merecedor desta medalha.
Não sendo nada materialista, nunca pensei muito nisso. As minhas medalhas têm sido o concretizar dos sonhos e lutas que tenho travado, desde que, em 1981, vim para Almada e que me enchem de orgulho e satisfação:
-A emissão do Loteamento do meu bairro, a chegada da luz eléctrica à minha AUGI e a emissão do Alvará;
-Os resultados do trabalho com os meus atletas e as suas conquistas. O apoio efectivo a situações mais desfavorecidas, noutras vertentes para além do desporto;
-Ver crescer dia a dia a tão ansiada e necessária sede do meu AACC;
-Batalhar com os meus camaradas da Assembleia de Freguesia por melhores condições para os moradores da Charneca.
Mas de facto eu também devo muito a Almada. Almada fez-me crescer enquanto pessoa, alargou os meus horizontes, e pôs-me nas mãos instrumentos que eu não sonhava.
E orgulho-me que a nossa Autarquia tenha achado que fiz bom uso deles e que por isso mereça esta distinção.
Continuarei como até aqui: a fazer o que melhor sei e a tentar melhorar a cada dia. A batalhar por aquilo em que acredito, e com unhas e dentes como sempre faço, sem desistir.
Porque acredito que a perseverança é a mãe da boa sorte.
Agradecimento à nossa Autarquia por me ter honrado com esta distinção.
E agradecimento à minha família e aos valores que sempre me transmitiu e por estar sempre a meu lado em todas as minhas decisões.
Agradecimento à minha MÃE , que com os seus 88 anos passa mais tempo na cozinha do que o que deveria, por eu desenvolver as minhas actividades.
Agradecimento aos meus Dirigentes, que me têm acompanhado e apoiado no percurso nem sempre fácil do Amigos do Atletismo
Agradecimento aos meus Amigos, que sempre me têm apoiado e feito acreditar que sou capaz e que se alegraram com esta medalha tanto como eu e quiseram estar presentes na sexta feira na Academia.


Noutra parte do seu discurso o presidente da Câmara Municipal de Almada disse:-" Gostar de Almada e ter-se orgulho em ser almadense, de raiz ou adopção não é caraterísticas exclusivas de alguns poucos, Almada é um dos grandes municípios portugueses, respeitado pelos  seus congéneres (...) Almada é muito mais que isso é a capital do Movimento associativo, como lhe chamaram e bem, terra de operários e trabalhadores, terra de criadores e conquistas, terra de empreendedores, terra de oportunidades, terra onde todos tem  lugar. Quarenta anos após as eleições democratas para o poder local, dizemos com orgulho  somos terra de liberdade, somos terra de paz, somos terra de gente boa, somos Almada."
  O concerto dos Cantores Líricos da Plateia d' Arte, abriu a longa noite de festa na Academia Almadense,para gáudio de uma plateia que não se cansou de aplaudir. Parabéns, foram maravilhosos.

Aqui deixamos o nome das personalidades que receberam Medalhas e Insignias  da Cidade de Almada:
Em 2016, receberam a Medalha de Ouro da Cidade:
- D. Gilberto Canavarro dos Reis, bispo de Setúbal entre 1998 e 2015
- Fernando Santana, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa

Foram ainda distinguidas as seguintes personalidades e instituições:

Medalhas de Prata de Mérito Cultural
- Cristiano Pires Caixeiro
- José António Silva
- Nuno Gomes dos Santos
- Rosa Alface

Medalhas de Prata de Mérito Desportivo
- Joaquim Fontes Rosa
- Tobias Duarte do Carmo

Medalhas de Prata de Mérito e Dedicação
- Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta
- Jose Armindo Bernardo
- Jorge Manuel Rocha
- Madalena Mota
- Armando de Jesus Barata

Medalhas de Ouro de Mérito Cultural
- Adelaide Silva
- Emília Evaristo
- Francisco Naia
- Ludgero Paula Leote

Medalhas de Ouro de Mérito Desportivo
- Arnaldo Abrantes
- Jorge Vilela de Carvalho
- Miguel Oliveira
- Nuno Alves

Medalhas de Ouro de Mérito e Dedicação
- Augusto Flor
- Domingos Luís Falé Torgal
- Fernando D’Andrade Mendes
- José Manuel Correia
- José Manuel Marcelino
- Maria de Carvalho
- José Rodrigo Mendes
- Rodrigo Martins
- António Neves

1 comentário: