terça-feira, 30 de junho de 2015

FUTEBOL FEMININO - O TÉCNICO RUI LOURENÇO FALA DO PAIO PIRES E DA ACADEMIA DO FUTEBOL FEMININO EM PAIO PIRES

"Na Taça de Portugal chegámos à 3ª eliminatória,no campeonato só perdemos a liderança nas duas últimas jornadas"
O técnico Rui Lourenço, 

Aquando do jogo de futebol feminino, entre o Paio Pires Futebol Clube e o União Sintrense e em que a equipa de Paio Pires venceu por 3-0, garantindo assim a final no torneio  Sesimbra Summer Cup, e na qual saiu vencedora ao derrotar na final a Escola de Futebolo Feminino de Setúbal,
"DesportoAlmada", falou com Rui Louenço,técnico da equipa feminina de futebol do Paio Pires Futebol Clube  ele que encabeça o projecto Academia de Futebol do Paio Pires Futebol Clube,a ser apresentada a 5 de Setembro,para que nos falasse sobre o futebol feminino no clube.

 - Quem é Rui Lourenço?
 -  Sempre fui um apaixonado pelo futebol, desde miúdo com 5/6 anos acompanhava o meu irmão Lourenço , que jogava no Almada numa grande equipa campeã nacional da 2ª divisão de juniores acho que é o único titulo Almada Atlético Clube, depois o meu irmão subiu ao escalão, da 2ª Divisão Nacional e eu era o mascote da equipa,  e claro aos 9 anos já era atleta do Almada, depois claro tive noutros clubes e já do afastado desporto os meus amigos Paulo Correia e Bruno Caires convidaram me para o projecto leão altivo em 2007,fiz parte da estrutura 3 anos, em 2011 o Paio Pires  Futebol Clube, no qual fui atleta 7 ou 8 anos através do meu amigo e actual presidente José Carlos convidou-me para este projecto do futebol feminino.
Vencedora da edição de 2015 do Sesimbra Summer Cup
- Há quantos anos está à frente do Futebol Feminino do clube?

- Estou nesta aventura há 4 anos e posso afirmar que me apaixonei  logo no primeiro momento, os dois primeiros anos foi complicado, mas no 3º ano já conseguimos grandes resultados, como o 6º lugar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão e chegamos há 3ª eliminatória da taça de Portugal.

- Uma análise à carreira da equipa que nesta época finda, esteve prestes a discutir o titulo nacional?

- Nesta ultima época ou seja o 4 ano foi o ano da confirmação, interna e externa, ou seja ganhamos a admiração dos nossos sócios e simpatizantes, não me posso esquecer do jogo em casa com o Belenenses que ganhamos 1-0 que tínhamos cerca de 500 pessoas no nosso complexo, bem como o respeito dos adversários, tivemos cerca de 80% do campeonato sempre em 1º lugar, mas enfim vacilámos em duas deslocações uma  em Castro Verde e na penúltima jornada morreu o sonho. Na Taca de Portugal chegámos outra vez a 3ª eliminatória ou seja foi uma época de grandes emoções que nunca nos vamos esquecer, considero uma época muito boa a todos os níveis.

A almadense,Mariana Alberto,aos 12 anos estreia-se nos
seniores do club
e
- Como técnico o que nos tem a dizer sobre a implementação, já esta época, do Campeonato Nacional de Sub -19 em femininos?

-Na minha opinião o novo modelo da competição de juniores vem favorecer em muito, as atletas mais novas e dar continuidade às meninas que competiam com rapazes(mistos) e  pelo motivo da idade não o podem fazer mais.

- Com a  criação do nacional de sub 19, juniores, abre-se a porta a mais uma equipa ?

-Sim, para além das seniores que esta época realizaram um excelente campeonato, vamos ter também em competição a equipa de juniores

- Como surgiu a ideia da criação da Academia de Futebol Feminino do Paio Pires?

- A ideia da academia surgiu por varias razões, uma delas, a grande procura de atletas com 9 e 10 anos a mostrar interesse pela modalidade e principalmente pelo treino, em média temos 28 a 30 jogadoras nos treinos de várias idades, ou seja era obrigatório criar condições para dar treinos para as diferentes idades e não treiná-las todas juntas, depois ao criar-mos a academia estamos a garantir o futuro do futebol feminino no nosso clube mas ao mesmo tempo esta primeira e única academia de futebol feminino do distrito de Setúbal está também a ajudar a Federação Portuguesa de Futebol, na procura de mais atletas em quantidade mas claro com qualidade, pondo isto faz todo o sentido esta academia.

- O clube tem estruturas desportivas para abarcar esse projecto da Academia, ou vai procurar parcerias?

- A academia é um projecto  em que o clube esta muito envolvido, mas claro  vai ter parcerias de algumas empresas do concelho, nas seniores teremos a imobiliária Era da Amora a empresa Vitalino Padilha e ainda a escola de condução Hp de Hélder Pereira, nas juniores SUB 18 e na formação sub 10 e sub 14 teremos a imobiliária Century 21 Falcon na Amora, a ser o patrocinador oficial.

- Quando é que é feita a apresentação da Academia de Futebol?

-  Iremos fazer a apresentação oficial da academia, no  dia 5 de Setembro, com todas as equipas a participarem numa grande festa do futebol feminino. Aproveito também para convidar todas as meninas a partir dos 7 anos de idade do concelho de Almada e do Seixal e outros concelhos a virem ao nosso Complexo Desportivo Vale da Abelha, em Paio Pires, dia 10 de Agosto às 19,30 horas a fazer um ou mais treinos, aos pais que entendem o futebol como um desporto saudável em que tanto o rapaz como a rapariga, tem os mesmos direitos à pratica da modalidade.

- Uma mensagem final ?

- Um agradecimento a todas as pessoas de Paio Pires Futebol Clube que ao longo da época sonharam coma subida, os pais  das atletas que nunca nos abandonaram, as pessoas que me acompanharam,  o meu staff e o muito obrigado às minhas atletas que são umas autenticas guerreiras, sem a paixão o amor e dedicação delas este projecto nunca podia avançar.

Este o depoimento de Rui Lourenço que  se abalançou para o projeto do futebol feminino do Paio Pires e volvidos quatro anos,a aposta agora é na Academia de Futebol. DesportoAlmada, deseja os maiores sucessos desportivos



Sem comentários:

Enviar um comentário