LISBOA, Portugal (AP) - Declaração enviada por Luis Figo para The Associated Press na quinta-feira:
Funcionamento para o presidente da FIFA resultou de uma decisão pessoal, tomada depois de ouvir muitas pessoas pertinentes na esfera do futebol internacional. procurado o apoio necessário para eu ficar, eu formalmente apresentado a minha candidatura, e as reações no mundo do futebol foram tão esmagadora - tanto em público como em privado - que eu estava seguro de que eu tinha tomado a decisão certa.
O reino de um esporte que me deu tudo para se tornar o que sou, e que agora se ofereceu para dar algo de volta, está com fome de mudança. FIFA precisa de mudanças e eu sinto que a mudança é urgente.
Guiados por esse desejo, pelo apoio formal eu coletei, e pela incrível onda de apoio de jogadores de futebol, ex-jogadores, treinadores, árbitros e administradores, que eu imaginava e apresentou um plano de ação - o meu manifesto eleitoral para a presidência da FIFA.
Eu viajei e conheci pessoas extraordinárias que, embora eles reconheceram o valor de muito do que tinha sido feito, também concordou com a necessidade de mudança, que limpa a reputação da FIFA como uma organização obscura que é muitas vezes visto como um lugar de corrupção.
Mas ao longo dos últimos meses eu não só testemunhou que o desejo (de mudança), tenho testemunhado incidentes consecutivos, em todo o mundo, que deve envergonhar quem deseja futebol para ser livre, limpa e democrática.
Eu vi com meus próprios olhos presidentes de federação que, depois de um dia comparando os líderes da FIFA para o diabo, em seguida, entrar no palco e comparar essas mesmas pessoas com Jesus Cristo. Ninguém me falou sobre isso. Eu vi com meus próprios olhos.
Os candidatos foram impedidos de abordar federações em congressos, enquanto um dos candidatos sempre fizeram discursos sobre o seu próprio a partir da tribuna. Não houve um único debate público sobre propostas de cada candidato.
Alguém acha que é normal que uma eleição para uma das organizações mais relevantes sobre o planeta pode ir em frente sem um debate público? Alguém acha que é normal que um dos candidatos nem sequer se preocuparam em apresentar um manifesto eleitoral que pode ser votado em 29 de maio? Não deveria ser obrigatória a apresentação de um tal manifesto para que os presidentes da federação sabem o que estão votando?
Isso seria normal, mas este processo eleitoral é nada, mas uma eleição.
Este processo (eleição) é um plebiscito para a entrega do poder absoluto a um homem - algo que se recusam a ir junto com.
É por isso que, depois de visualizações reflexão e partilha pessoais com outros dois candidatos neste processo, eu acredito que o que vai acontecer em 29 de maio em Zurique não é um ato eleitoral normal.
E, porque não é, não conte comigo.
Eu quero que seja claro que eu tenho profundo respeito por todos do futebol do mundo, da África, onde eu tenho tanta motivação, para a Ásia, onde eu tenho e vai manter excelentes relações, pela América do Sul, onde uma nova geração está surgindo, e América do Norte, onde tantos que queria falar foram silenciados e Central, e Oceania, cujo desenvolvimento que todos nós devemos olhar diferente. E, finalmente, para a Europa, onde eu senti que havia espaço para debate normal e democrático, graças aos esforços do presidente (Michel) Platini.
Eu dou os meus sinceros agradecimentos a todos, porque eu quero que seja claro que eles não são a comissão eleitoral e não são eles que querem FIFA para se tornar cada vez mais fraco.
Pela minha parte, vou respeitar as idéias Deixo escritas e têm circulado, estou firme no meu desejo de ter um papel activo na regeneração da FIFA e eu estarei disponível para ele sempre que for provado para mim que não somos vivendo sob uma ditadura.
Eu não tenho medo das urnas, mas eu não vou ir junto com nem vou dar o meu consentimento a um processo que terminará em 29 de maio e do qual o futebol não irá emergir o vencedor.
Minha decisão está tomada, não vou ficar no que está sendo chamado de uma eleição para a presidência da FIFA.
Eu ofereço meus mais profundos agradecimentos a todos aqueles que me apoiaram e peço-lhes para manter vivo seu desejo de uma regeneração que, embora possa levar algum tempo, virá.
Sem comentários:
Enviar um comentário