sábado, 1 de novembro de 2014

FUTEBOL - GUSTAVO GRAMAÇO RIBEIRO(GUTI) UM ALMADENSE A ATUAR NO ESTRANGEIRO

"A MINHA ADAPTAÇÃO NÃO FOI FÁCIL,ERA MUITO JOVEM,MAS CONSEGUI SUPERAR TUDO ISSO"

Nasceu para o futebol no Almada Atlético Clube,atuou em todos os escalões de formação,até atingir o escalão de seniores,que ocorreu na época 2001/2002, com apenas 16 anos de idade, na época de 2003/2004,rumou até ao Montijo,mas na época seguinte voltou ao seu Almada,para nessa mesma época de 2004/2005,ter concretizado um sonho de criança,tornar-se profissional de futebol,ao ingressar no Se Siegen,um clube da Alemanha, as portas estavam abertas para a sua carreira de futebolista profissional, hoje prestes a completar 30 anos de idade,vamos aqui dar a conhecer um pouco a carreira desportiva de Gustavo Beirão Gramaço Ribeiro(Guti),a atuar presentemente no SC Schwaz,da Austria.



- Como apareceu o convite para aturares no estrangeiro?
"O convite para jogar no estrangeiro começou quando eu ainda era bastante novo, visto que eu aos 15 anos já começava a comentar com a minha família uma eventual ida para o estrangeiro para poder crescer como jogador e pessoa, então esse convite foi me feito por um empresário que vivia na Alemanha foi assim que tudo começou, esse empresário viu alguns jogos meus pelo Almada A.C como sénior e depois mais tarde pelo Montijo F.C onde me consegui ainda muito jovem destacar e ai tudo começou"

-   Foi fácil a adaptação?

"A adaptação não foi fácil no inicio era muito jovem viajei sozinho resolvi tudo sozinho com o respectivo empresário sem a família por perto o que tornou um pouco mais complicado.
Sem saber falar a língua e ainda sem controlar bem o Inglês os primeiros meses foi com bastante dificuldade mas com o tempo comecei a conhecer bem a cidade os colegas de equipa tanto como equipa técnica etc e eles próprios também ajudando há maneira deles consegui superar esse vazio que se sente no inicio quando se sai de casa tão jovem para um mundo desconhecido".

-  Quais os clubes que representaste aí no estrangeiro?

"Foram muitos já, para além de já ter jogado em 9 países diferentes todos tiveram a sua historia obviamente uns melhores que outros mas no global foi tudo experiências que aprendi bastante sem arrependimentos". 

 2013/14
ÁustriaSC Schwaz

2013/14AlemanhaSV Bad Füssing

2013FinlândiaIFK Mariehamn

2012/13ChipreOnisilos

2011/12MaltaSt. Andrews

2011IndonésiaBintang Medan

2011IndonésiaPersijap Jepara

2009/10GréciaAnagennisi Karditsa

2009/10GréciaOdysseas Anagennisi

2008/09GréciaEordaikos 2007

2007/08EspanhaLalín

2006/07EspanhaSD Compostela

2005/06PortugalCD Montijo

2005/06AlemanhaSF Siegen

2004/05AlemanhaSF Siegen

2004/05PortugalAlmada

2003/04PortugalCD Montijo

2002/03PortugalAlmada

2001/02PortugalAlmada

-  Dá-nos a conhecer um pouco do clube que representa? (Em comparação com um clube português)

"Neste momento estou na Áustria continuo vinculado ao Sc Schwaz e um clube com bastantes condições que me abriu as portas assim que eu terminei o contrato que tinha na Alemanha em comparação a clubes em Portugal isso não o sei dizer ate porque já a algum tempo que não acompanho a passo a primeira ligar portuguesa e ate os escalões inferiores, mas posso adiantar que é um clube com bastantes condições de trabalho".

- Um dos sonhos que concretizas-te foi ser futebolista profissional? 

"Sim sem duvida, eu lembro-me que quando comecei a jogar pelo Almada pelos Infantis ainda tinha idade de Escolinha então eu falava muito com o  ( Sr Gil ) que era o meu treinador na altura que gostaria muito de poder chegar a profissional de futebol e ele dizia me muitas vezes que teria que trabalhar bastante para o conseguir, e  assim comecei desde miúdo a trabalhar todos os dias ate conseguir realmente atingir o meu objectivo o que não foi fácil... foi necessário trabalho árduo todos os dias e nunca desistir".

  - Quando jovem futebolista qual o teu ídolo ?

"Meu ídolo sempre foi o João Vieira Pinto (Benfica) acho que me identificava muito com ele quando era jovem e foi ele a minha inspiração quando era miúdo" 

- A essa distância como vês o futebol em Portugal?

"O futebol em Portugal evoluiu muito até bastante, como eu digo a muitas pessoas aqui a qualidade nacional que temos penso que de momento não existe como a nossa, mas dai a tirar mos partido dela esta completamente fora de questão, e isso que me deixa um pouco triste e revolta- me também porque não sabemos aproveitar os jogadores de qualidade que temos em Portugal mas no geral o futebol cresceu muito em todos os países e neste momento já todos os clubes trabalham da mesma forma a qualidade dos jogadores esta mais próxima o que faz a diferença neste momento são as individualidades".

Na imagem Gustavo Ribeiro é  o primeiro da direita da fila de baixo

"QUERO AGRADECER,Á MINHA FAMILIA E A TODOS AQUELES QUE FIZERAM PARTE DA MINHA FORMAÇÃO NO ALMADA"

- Ainda sentes saudades do clube do teu coração?
"O clube do meu coração é o Almada A.C foi onde comecei  e cresci como jogador e criei bastantes laços com muitas pessoas sem duvida será sempre o meu clube, já dei muitas entrevistas nacionais e internacionais e nunca deixei de mencionar o Almada A.C sempre em todas elas, torço sempre por eles apesar de estarem numa divisão que na minha opinião não é a divisão para o nome e condições do clube, mas eu acredito que com o tempo irão vencer!"

 -Uma mensagem final que aqui gostarias de deixar?

Somente gostava de lhe agradecer a si pela oportunidade de falar um pouco mais de mim e da minha carreira, e deixar alguns agradecimentos a minha família primeiro que tudo... a minha mulher, ao meu avo Sr Gramaco,Sr Gil,Arnaldo Silva,Edinho,Cafú,Jorge Paixão,Fernando Paixão,Mister Sérgio e a todos os jogadores que fizeram parte da minha formação do Almada que mais de metade deles não sei por onde andam... se me esqueci de alguém peco desculpa mas do fundo do coração que é praticamente para todos. Vou deixar aqui o link da minha pagina de jogador profissional para quem quiser escrever-me

O link:
https://www.facebook.com/pages/Gustavo-Ribeiro/54145341349


O blog Desporto Almada,agradece ao Gustavo Ribeiro(Guti) a disponibilidade que teve em aceder a responder a algumas questões que lhe colocamos e ao mesmo tempo desejar-lhes a continuação de grandes sucessos desportivos

Sem comentários:

Enviar um comentário