sábado, 11 de julho de 2015

A ACADEMIA DE FUTEBOL FEMININO DO PAIO PIRES FUTEBOL CLUBE É UMA REALIDADE, OS TREINOS COMEÇAM A 10 DE AGOSTO

"Somos o primeiro clube do distrito de Setúbal a ter uma academia de futebol feminino o que, na minha opinião, vem trazer a muitas meninas a possibilidade de fazerem o que mais gostam".
 - Palavras de, Patricia Freitas, capitã da equipa sénior e treinadora  adjunta da equipa de juniores, do Paio Pires Futebol Clube,que exorta as jovens a fazerem  parte desse projeto para o futebol feminino.

A Academia de Futebol Feminino do Paio Pires é já uma realidade,projeto ambicioso,que dá a possibilidade,a muitas jovens de treinar e jogar numa equipa só de meninas,o que vai ao encontro de muitas jovens que gostam de futebol. Os treinos iniciam-se a 10 de Agosto e a apresentação oficial da Academia,é no dia 5 de Setembro e que vai contar com a presença de Carla Couto, jogadora com mais internacionalizações,(149), no futebol português.

"DesportoAlmada",entrevistou Patricia Freitas,capitão da equipa de seniores,treinadora adjunta da equipa de juniores e que representa o Paio Pires Futebol Clube desde 2011,ano em que o clube implementou o futebol feminino,liderado pelo técnico, Rui Lourenço, para que nos falasse da sua paixão pelo futebol e do projecto do futebol feminino no clube
- Quem é Patricia Freitas?

Sou uma pessoa que luta para atingir os objetivos, acredito que só trabalhando os conseguimos alcançar, dentro ou fora de campo. Desde sempre pratiquei desporto, passei pelo atletismo, ténis, surf e taekwondo mas o futebol sempre foi o futebol. Como jogadora quando visto a camisola dou tudo o que tenho, seja em jogos seja em treinos, tento sempre ajudar a minha equipa e aproveito todas as oportunidades para evoluir.  


- Quando iniciou a prática desportiva?

Mais a sério comecei a jogar futebol em 2011 no Paio Pires FC, antes disso tinha jogado por uns 2 anos nas escolinhas do Ginásio Clube de Corroios numa equipa mista.


- Como apareceu essa paixão pelo futebol?

Sinceramente não sei! Na minha família ninguém gosta de ver nem de jogar mas desde sempre que me lembro de gostar de ver jogos na televisão, de jogar na escola, na rua, em todo o lado… A paixão pelo futebol surgiu cedo mas infelizmente não era tão fácil encontrar um clube para jogar como agora, daí acreditar que esta nossa aposta na academia só trará vantagens para todas as meninas que partilham esta paixão.  


- Há quantos anos está no Paio Pires 

Há 4 anos, quando soube que o Paio Pires estava a formar uma equipa de futebol feminino fui logo aos treinos de captação. Desde então que aqui estou, que dou tudo quando visto a camisola e que sonho ver esta equipa ser campeã!



- Como capitão da equipa seniores,como decorreu a época finda?

Lutámos até à penúltima jornada pela subida mas vacilámos quando não podíamos vacilar. Fica o sabor amargo daquilo que poderia ter sido um sonho mas fica também uma grande vontade e determinação para o conseguir alcançar. O 3º lugar da nossa série e a chegada à 3 eliminatória da Taça de Portugal foram fruto de muito trabalho de um grupo unido, determinado e com um grande foco naquilo que era o nosso objetivo. Foi também uma época em que sentimos um crescente apoio por parte dos nossos adeptos, fundamental em todos os momentos da época. Tendo em conta o que alcançámos acabou por ser uma época excecional mas quem trabalha com foco no topo não fica completamente satisfeito nem com a sensação de dever cumprido quando não o alcança. Há que continuar a trabalhar e procurar evoluir, sempre com a mesma humildade e garra que caracterizam a nossa Equipa.


- Para além  de jogadora ainda faz parte da equipa técnica de juniores, como se sente nessa função?

É uma novidade para mim estar do outro lado das 4 linhas mas foi com grande vontade e determinação que aceitei este voto de confiança que o Mister me deu. Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para transmitir às nossas juniores aquilo que é a mística de jogar com o Paio Pires FC ao peito e ajudá-las a alcançar todos os objetivos tanto a nível coletivo como individual. São estas as jogadoras do futuro do nosso clube e a nossa função passa por ajudá-las a evoluir não só como atletas mas também como mulheres.



- O que nos tema dizer da implementação da Academia de Futebol no Clube?

É um projeto ambicioso fruto daquilo que temos vindo a conseguir. Se há 4 anos me perguntassem se acreditava que na 5ª época teríamos para além de uma equipa sénior, uma equipa de juniores e duas de formação eu provavelmente diria que não. Mas a verdade é que hoje é essa a nossa realidade, somos o primeiro clube do distrito de Setúbal a ter uma academia de futebol feminino o que, na minha opinião, vem trazer a muitas meninas a possibilidade de fazerem o que mais gostam.


- Acha importante essa Academia,para o desenvolvimento do futebol no nosso distrito?

Acho que sim, são as atletas das equipas juniores e de formação que serão o rosto do futebol feminino no futuro. Permitir às meninas mais novas que se comecem a formar como jogadoras tão cedo fará toda a diferença. Quanto mais novas começarem a treinar maior será a margem de progressão destas jogadoras, é nestas idades que aprendem todas as bases e que interiorizam muitos aspetos que as farão chegar às equipas de juniores e de seniores com mais qualidade técnica e tática, com melhor condição física e também psicológica, no fundo vários aspetos que permitirão a estas jovens brilhar no futuro a nível coletivo e individual. Esta academia é a porta para que muitas meninas do nosso distrito venham a ser as campeãs do futuro!

 - O  que é que uma jovem tem de fazer para integrar a academia?

Todas as jovens que quiserem integrar a academia devem entrar em contacto connosco através da nossa página de facebook ou contactar diretamente com o mister Lourenço através do 912517732. Depois, tudo o que têm a fazer é aparecer no Campo Vale D’Abelha a partir de dia 10 de Agosto todas as segundas quartas e sextas às 19h, prontas para treinar com muita vontade, para fazer aquilo que mais gostam!


 - Uma mensagem final que gostaria de deixar às jovens?

Se gostam de jogar futebol chegou a vossa hora. Agarrem esta oportunidade! Têm finalmente a possibilidade de treinar numa equipa só de meninas, vão encontrar na nossa academia muitas meninas e mulheres que partilham a vossa paixão pelo futebol. Percam a vergonha, percam o medo, o futebol não é para homens, o futebol é para quem o quiser jogar. Venham mostrar as vossas qualidades, venham aprender, venham-se divertir. Venham vestir a nossa camisola. Dia 10 de Agosto,esperamos por vocês!


- Quer  acrescentar algo mais,poderá fazer.

Gostava de deixar uma nota para os pais que não veem com bons olhos que as suas filhas joguem futebol. Dêem-lhes a oportunidade de experimentar, venham com elas e assistam ao treino, vão-se surpreender… pela positiva! Fazer desporto é fundamental em todas as idades, se é de jogar futebol que elas gostam, porque não? Cabe a todos nós acabar com todo este preconceito em volta do futebol feminino para que muitas meninas e mulheres possam seguir os seus sonhos.

Esta a entrevista com a jovem capitão Patricia Freitas,falou da sua experiência no futebol feminino e que deixa uma mensagem de  incentivo às jovens a aderirem a este projeto desportivo da Academia de Futebol Feminino do Paio Pires

Sem comentários:

Enviar um comentário