quinta-feira, 19 de junho de 2014

JOAQUIM CUNHA FUNDADOR DA WEB RADIO PONTE SUL FALOU PARA O DESPORTOALMADA

 AOS 16 ANOS O GOSTO PELA RÁDIO LEVOU-O A SONHAR QUE UM DIA, PODIA TRABALHAR NUMA RÁDIO E MAIS TARDE TER A SUA WEB RADIO
Joaquim Cunha em pleno relvado do campo "Rocha Lobo", aquando da conquista do titulo distrital da 2ª divisão,pelo subida do Monte de Caparica
As rádios locais foram de fato um marco importante no panorama nacional, e uma grande escola radiofónica para muitos jovens que nos finais dos anos 70 e até há década de noventa  invadiram as rádios locais, com alguns deles, depois a ingressarem nas rádios de âmbito nacional e regional. Depois face ao processo de a legalização das rádios locais,em 1989, muitas acabaram por encerrar e assim muitos sonhos se desvaneceram.
Hoje vamos dar a conhecer um desses jovens que na altura sonhou em trabalhar numa rádio de âmbito nacional, mas que começou numa rádio da cidade de Almada, mais concretamente na Rádio Ponte Sul, até ao encerramento da mesma, face ao processo de legalização. Mas isto não foi, entrave para o nosso entrevistado, Joaquim Cunha que depois de trabalhar em muitas rádios locais e face à crise que se instalou, nos audiovisuais, virou-se para a Web Rádio, ao fundar a Web Voz Desportiva e agora a Web Radio Ponte Sul.

Na Web Radio Voz Desportiva
 - Meu caro amigo, Joaquim Cunha podia-nos dizer como começou esse bichinho pela rádio?

“Todo começou por volta dos 15/16 anos, a idade maluca, o facto de gostar de ouvir radio e divertia-me a ouvir os diálogos entre locutores e ouvintes, o fato de os meus pais serem uns grandes consumidores de rádios na altura, criou-se grandes amizades com alguns locutores e ouvintes das rádios cheguei a visitar algumas como Radio Sul Sueste / Radio Disco MIx posteriormente Ponte Sul / Radio Voz Almada / Radio Clube da Moita / Radio Pal, e aí foi nascendo o bichinho da radio o contato com grandes animadores fez com que em casa monta-se um mini estúdio onde fazia radio para casa e sonhando um dia poder estar numa radio a sério”.

- E quando começou essa aventura?

Foi na Radio Ponte Sul que deu os
primeiros passos
“Eu, tinha acabado o serviço militar e com tal havendo algum tempo livre, nasceu o primeiro convite através de um grande amigo Drº Paulo Maximiano que viu algo em mim e fez-me um convite para fazer um casting na Rádio Ponte Sul para a área de desporto. Não recusei e aceitei esse convite e a partir daí o bichinho na barriga não parava era a grande oportunidade de ingressar no meio, tudo correu bem sai-me bem em todas as armadilhas (montadas) eh eh … pela direção da Rádio Ponte Sul. Depois disso fui convidado a ingressar na equipa desporto da Radio Ponte Sul, onde fui excelentemente bem recebido pelo Carlos Faria, Carlos Filipe, Paulo Jorge, Jorge Assunção, espero não ter esquecido de alguém. Estive umas duas emissões a ver como se trabalhava com aquele material novo para mim como bobines, cassetes, a logica da colocação da publicidade etc. etc., nada me aterrorizou incrível”.

-O primeiro passo estava dado. E depois?

“A primeira experiência foi logo estar como pivô com duas equipas de reportagem no exterior a fazer os relatos, penso que me sai bem pela elogio feito pelos colegas fiquei satisfeito. A partir dai foi sempre a melhorar e a oportunidade de ir para a rua fazer reportagem ai foram ficando grandes histórias como esticar fios pelo meio das quintas para fazermos relatos do Almada AC, em Marvila tivemos de esticar fio e subir aos postes para termos condições para a transmissão dum Oriental- C. Piedade, entre outras histórias”

- Com a legalização das rádios, algumas ficaram pelo caminho, entre elas a Rádio Ponte Sul. O que nos tens a dizer sobre isso?

“Foi uma enorme tristeza chegou quando as rádios foram legalizadas, a burocracia,as papelada as exigências e os custos monetários para legalizar, não podiam ser suportados e a Radio Ponte Sul chegava assim fim, não sendo aprovada para continuar a emitir. Mas o sonho estava cá e mais tarde ao mais cedo voltaria às Radio”.

  - Após uma pausa e ai estava tu a avançar para outro projeto?
“Sim, anos depois, e olhando para as rádios que estavam no ativo foi arregaçar as mangas e como na altura GD Sesimbra, lutava pela subida com o GD Pescadores, contactei a Radio Santiago, hoje Sesimbra FM e comecei a dar informações do CD Pescadores, sendo posteriormente convidado para ingressar na equipa de desporto da nova época, sem antes visitar as instalações e onde fui recebido pelo Agripino Vieira, José Manuel Ferreira, Fernando Almeida, Joaquim Guerra e pelo diretor da radio o Drº Paulo. Fui então convidado para ingressar na equipa desportiva da Radio Santiago, aceite de pronto, embora sendo longe de casa, uma época que deu para conhecer a região e as pessoas, e a forma de trabalhar da equipa”.

- Foi o teu segundo, grande desafio e com projetos arrojados. Queres falares deles?
“De fato foi de extrema importância a minha ida para a Radio Santiago, três anos depois, fui convidado para coordenador da equipa desportiva uma grande responsabilidade, mas que abracei de peito aberto e com muita vontade de vencer, comecei por em pratica novas ideias, como acompanhamento não só do GD Sesimbra mas de todas as equipas do concelho, por vezes faltava gente que foi uma das dificuldades, mas fez-se uma época agradável e as pessoas ficaram contentes foi altura de apostar forte e começar a pensar no futuro e vai dai comecei a pensar em grandes profissionais que estavam parados com o fechar de portas da Radio Voz de Almada, fui fazendo convites o primeiro foi ao João Batista que aceitou o projeto e fomos preparando um projeto arrojado e fomos convidando nomes que fizeram grandes trabalhos na Radio Voz de Almada, como José Ricardo Martins, o falecido Alberto Alves e o Eurico Matos e aos poucos fomos formado uma grande equipa, também com o convite feito ao meu grande braço direito José Carlos Costa”.

- Foram anos de dedicação e amor por uma causa?
“Direi que sim, numa certamente das melhores épocas na Radio Sesimbra Fm com o acompanhamento de todos os clubes e modalidades. Foram muitos anos em Sesimbra à frente da equipa, só que para se ter uma boa equipa é preciso apoios e como esses foram escasseando a situação começou a ficar mais complicado, e com começaram a sair alguns dos seus elementos, ou seja a debandada. Da minha parte com a indecisão se haveria desporto ou não na época seguinte em Sesimbra, surgiu a oportunidade de ingressar noutra radio do distrito com menor audiência menores condições mas que com um grande espírito e alguma matéria humana para se fazer um bom trabalho”.
-
Joaquim Cunha, no 1º Colóquio sobre comunicação Social,realizado em Almada,aqui com a jornalista Rita Marrafa Carvalho
Outro projeto, agora em Alcochete e mais um desafio superado, na Radio Eco?

" Sim,o convite da Radio Eco FM(Alcochete)surgiu,mas aqui as negociações foram complicadas, derivado à distância, pois deslocar todos dias de Almada para Alcochete, tornava-se muito dispendioso, tínhamos que salvaguardar essa situação, chegamos acordo e o primeiro ano foi para conhecer a região e para arrumar a casa e conhecer como as pessoas trabalhavam, já ai fui dando a minha opinião e as coisas foram tomando um estado que já todos trabalhavam como grandes profissionais e com gosto. Na segunda época fui convidado para ficar à frente da equipa desportiva, e assim sendo teria de haver mais mexidas e foi o que aconteceu levei pessoas da minha confiança para dar mais equilíbrio às nossas emissões, casos de Eurico Matos e José Carlos Costa, e juntei pessoas que eu vi que me serviam para uma grande época casos de Travassos, um grande senhor da comunicação social Hugo Correia uma pessoa com grande espírito de camaradagem e um excelente profissional e sempre pronto para tudo., depois existia muita matéria prima David Alvito, Bruno etc. etc.”

- Para suportar tudo isso decerto que tinha que ter patrocínios?

"Naturalmente que os encargos já eram acentuados, mas para se ter uma grande equipa e um bom projecto é sempre preciso um bom departamento. Comercial e nisso o esforço do Carlos Ribeiro foi muito importante conseguiu o orçamento total para uma época feita com grande profissionalismo. A radio deixou de acompanhar só o Alcohetense e passamos acompanhar todos ou quase todos os clubes da localidade, passamos a fazer emissões desportivas semanalmente de modo diferente das sedes dos clubes do distrito Setúbal, a radio começou a ter maior destaque na região. Acompanhávamos o Alcohetense, Montijo; Samouquense e Atlético que nos pagou todas as despesas inerentes a deslocações às ilhas e não só, direi que foi uma época brilhante para a Rádio Eco Fm”.

- Apesar do sucesso, o certo é que na época seguinte, nem tudo foram rosas, ou seja começaram a aparecer os primeiros espinhos?

“Na época seguinte, mais uma época brilhante onde juntamos ao que já tínhamos feito alguns jogos do V.Setúbal mas no final da época uma desavença, com a direção da radio que se quis intrometer na minha gestão do programa desportivo, fez com que abandona-se a emissão e a radio em pleno estádio da tapadinha, onde tínhamos preparado durante toda a semana uma super emissão especial derivado a subida do Atlético, aqui ressalvo que toda a equipa desportiva se colocou ao meu lado e foi avante com o que estava planeado e contra as directrizes da direção da radio, apresentado no fecho dessa emissão a demissão de toda a equipa desportiva. E no final foi bonito e encheu-nos de orgulho as gentes da tapadinha elogiarem o nosso trabalho ao longo duma época e em especial à Radio ECO FM que não sendo da região ainda hoje não é esquecida na tapadinha”.

- A saída da Rádio Eco, levou-o de novo à Radio de Sesimbra. O que nos tens a dizer desse regresso?

“ A Rádio de Sesimbra Fm, foi uma casa onde sempre fui bem tratado, e disse que um dia iria voltar, e foi o que aconteceu para montar mais uma grande epoca desportiva de novo reforçando a equipa e tentando juntar os melhores numa só radio. Mais uma época brilhante com o acompanhamento do GD Sesimbra, GD Alfarim, Azoia, Cotovia, AD Quinta Conde e o CF “Os Belenenses” e alguns jogos do Sporting e Benfica”.

- Recordo aqui que até estiveram no Troféu Teresa Herrera!

“ Pois foi, foi uma época em cheio onde até ao troféu Teresa Herrera a Radio Sesimbra Fm foi
Aqui a ser entrevistado para a TV Almada,o tema era a nova
Web Rádio Ponte Sul
acompanhar o Belenenses. Obviamente que para se fazer e continuar com bons programas desportivos e bons profissionais é preciso como em tudo apoios e a radio Sesimbra fm está numa região que os comerciantes não a apoiam muito e isso foi criando dúvidas na continuidade do grande projecto e como sempre disse desporto para dar prejuízo e melhor não haver. E ao contrário do que era dito os colaboradores nem ganhavam muito talvez ate tivessem mais despesas do que lucro”.

Após a saída da Radio Sesimbra, com passagem pela  Radio Voz de Setúbal, ou seja estava a chegar ao fim o teu trajeto das rádios locais?
“De fato assim veio a acontecer, após a saída da Radio Sesimbra, recebi um convite para um programa recreativo na Radio Voz de Setúbal, programa que tive oportunidade de fazer durante um ano com a companhia de outros dois companheiros desta lide mas o horário diário e nocturno não era muito compatível com a minha vida profissional tive de me afastar”.

- Então como nasceu a ideia de criar uma Web Rádio?

Aqui no Estádio Algarve,na final da Taça da Liga,como o
João Batista,
em mais uma reportagem da  WEB Radio Voz Desportiva
"Após um período de repouso,nasceu então a ideia de se criar uma WEB RADIO que já no estrangeiro era muito utilizado.Em conversas de café, com o amigo João Dias dizia ele, vamos criar uma web radio e fazer desporto pois mais tarde ou mais cedo as rádios com desporto vão todas acabar (ate parece que previa o futuro), vai dai apresentou-me a ideia e eu mandei avançar com algum investimento e posteriormente alguns apoios criamos a Web Radio Voz Desportiva. No início sem muitas expectativas derivado a ser novidade começamos por transmitir jogos do Belenenses, Benfica, Sporting e nasceu o convite para acompanharmos em direto um torneio infantil de Ponte Frielas, analisamos e arriscamos no acompanhamento, que não seria de esperar foi um sucesso e que nos deu alguma visibilidade visto sermos ate então a única web radio com desporto em direto em Portugal repito única web radio”.

- Certo que a Web Radio Voz Desportiva,  começou a ganhar o seu estatuto de Web Rádio e a ter muita audiência, o que os levou a expandir-se mais?

“ Fomos investindo e arranjando patrocinadores e melhorando as condições e nasceu a ideia de
 acompanharmos o Portimonense com um grande esforço financeiro, o João Baptista é que custeou quase todas as  despesas de deslocações nas épocas. Fomos trabalhando no projeto melhorando dia apos dia com jingles acargo de Hugo Correia. Patrocínios a cargo de Carlos Ribeiro o projecto ia crescendo. Anos depois recebemos o convite para nos associarmos a web radio RQC e passar a ser RQCVD, foi a pior decisão, visto a radio voz desportiva, ser de cariz desportivo as coisas não correram bem e a Web radio voz desportiva morria ai..." 

Após esse fracasso nesse projeto,pensaste em desistir e assim colocar um ponto final na tua carreira?
“Não,em principio,foi altura de parar para pensar em tudo isto e dar mais tempo à família, mas os amigos não paravam de me incentivar e regressar, mas disse-lhe a RVD tinha acabado era altura se regressa-se, com uma outra web radio e coloquei o nome, onde tudo para mim começou ou seja RADIO PONTE SUL, ate agora me vai dando algum trabalho e juntamente com todos aqueles que me ajudam, está ela está  no ar a web radio ponte sul que continua com o apoio no aspeto informático João Dias jingles com Hugo Correia e tecnicamente com Fernando Almeida o resto vamos fazendo alguns trabalhos e promovendo o desporto".

- Para terminar algum episódio que gostaria de partilhar?
"Para terminar acho piada chegarem-nos currículos de pessoas a pedirem-nos para trabalhar e colaborar e ate alguns pedirem 500€ p/mês, para estar connosco, as pessoas já vêem a Voz Desportiva / Web Radio Ponte Sul como uma empresa onde todos aqui, infelizmente trabalham por amor à camisola… e em prol do desporto. Patrocino aqui só entram mesmo quando precisamos de comprar material porque a voz desportiva / web Radio Ponte Sul ate já se deu ao luxo de recusar apoios mensais de 400€.Não fomos feitos para ter lucros mas sim para promover o desporto".



Por fim agradecer ao João Dias que fez com que o meu vicio não chega-se ao fim ... Rádio Voz Desportiva agora Ponte Sul continua a ter muitos ouvintes, Musica informação e Desporto, uma radio mesmo familiar.

Aqui deixamos algumas das  histórias vividas nas rádio locais, pelo nosso companheiro, Joaquim Cunha., e que um dia sonhou em ser patrono de uma  Web Radio e ela ai está a Web Radio Ponte Sul.









Sem comentários:

Enviar um comentário