segunda-feira, 20 de julho de 2020

HISTÓRIA - Almada Atlético Clube fundado em 20-07-1944 - Sabia que ? o Sport Lisboa e Benfica apadrinhou o novel clube almadense e um ano depois esteve na inauguração da Bancada do Campo de Jogos do Pragal



O Almada Atlético Clube, emergiu  a 20 de Julho de 1944, saído da fusão entre duas coletividades da então vila de Almada.O Pedreirense Futebol Clube,fundado a 03-08-1920 e o União Sport Clube Almadense,fundado a 27-04-1923.

O Almada Atlético Clube, é uma coletividade de utilidade pública,Medalha de Ouro de Mérito Desportivo, atribuida pela Câmara Municipal de Almada e Medalha de Bons Serviços Desportivos, atribuída pelo governo,em Março de 2000, para além das condecorações da Federação de Andebol de Portugal e da Associação de Andebol de Lisboa.

O Almada é uma coletividade com história,no movimento associativo,com infraestruturas desportivas próprias, e com vários titulos distritais e nacionais a nivel do andebol e futebol,tendo sido um clube eclético,desde o Atletismo,que no seu inicio,ainda o clube estava a dar os primeiros passos, teve uma campeã, Almerinda Correia,cujo nome é pertetuado pelo Almada,que em homenagem a esta grande atleta, passou a atribuir o Prémio "Almerinda Correia", a todos aqueles que mais sobressaiem ao serviço do clube.

Outras modalidades passaram pelo clube, como a Ginástica(1973 a 1979), Hóquei em Patins(1954/1957); Voleibol(1945/1978);Basquetebol(1955/1982)com vários escalões,desde os jovens aos seniores masculinos e femininos,passando pelo ciclismo(1975);Ténis de Mesa(1955/56/57) e Damas, com vários titulos.

No presente apenas duas modalidades, no Futebol,para além dos seniores masculinos,a participar na 2ªDivisão da A.F.Setúbal,o clube na presente época,participou também e pela primeira vez,com uma equipa feminina de futebol,que em ano de estreia no clube,participou no Campeonato Nacional da 2ª Divisão e numa eliminatória da Taça de Portugal.

Ainda e em relação ao futebol,neste caso de formação,o Almada Atlético Clube, perdeu a sua própria identidade competitiva,devido em muito  à parceiria que o clube tinha com a "Geração Benfica",os  actuais dirigentes,tem  vindo a trabalhar,na restruturação do departamento do futebol de formação e a incentivar os jovens para a prática do futebol jovem no Almada Atlético Clube, uma tarefa que já deu alguns resultados positivos,na época 2019/2020.

São várias as equipas de formação a disputarem os vários campeonatos associativos e federativos,com alguns dos seus jovens atletas, a serem convocados para os trabalhos das seleções regionais e nacionais. No andebol sénior masculino o clube depois de vencer a Zona Sul, do Campeonato Nacional da 2ª Divisão,vai disputar nos dias 4,5 e 6 de Setembro de 2020,na Nazaré,a Fase Final para acesso à elite do andebol nacional, da qual tem estado arredado nos últimos anos.

 Sabia que o SL Benfica apadrinhou a fusão que deu origem ao Almada Atlético Clube.


Sem comentários:

Enviar um comentário