sábado, 12 de outubro de 2019

VOLEIBOL - SPORT LISBOA BENFICA CONQUISTA SUPERTAÇA,APÓS TRIUNFO SOBRE A ASSOCIAÇÃO JOVENS DA FONTE DO BASTARDO


No final o capitão Caíque Silva ergueu o troféu.
Foto:Jornal-DesportoAlmada

A equipa de seniores masculinos do SL Benfica venceu hoje (3-0: 25-14, 25-18 e 25-22) a AJ Fonte do Bastardo e ergueu a Supertaça Honda 2019, disputada no Pavilhão do Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada» literalmente bem composto e que contou com a arbitragem de Hélio Ormonde (AV São Miguel) e Pedro Pinto (AV Porto).

Um maior entrosamento entre os seus jogadores, uma surpreendente agressividade no serviço, sobretudo, e uma maior eficácia no ataque ditaram a vitória de um moralizado o SL Benfica, que este ano defende o título de campeão da Elite, e não permitiu uma resposta da AJF Bastardo mais de acordo com a real valia dos seus jogadores.
SL Benfica x AJ Fonte do Bastardo, 3-0 (25-14, 25-18 e 25-22)
1.º Set
Boa entrada do campeão nacional, com os serviços agressivos de Raphael Oliveira a criarem enormes dificuldades à recepção dos açorianos e a serem bem secundados, logo ao primeiro toque, por Marc Honoré (5-2) na rede.
Mais fortes no jogo ofensivo, os benfiquistas beneficiavam ainda do facto de a AJF Bastardo, na tentativa de se aproximar no marcador, arriscar, por vezes em demasia, no serviço, aumentando assim o pecúlio pontual do seu adversário. Resultado: 25-14.
2.º Set
O parcial seguinte foi semelhante nos momentos iniciais (6-2), mas a resposta dos açorianos fez-se sentir, equilibrando a contenda (10-9).
Os serviços de Rapha voltaram a impulsionar os encarnados (14-10), mas a AJF Bastardo, mais concentrada e eficaz, logrou aproximar-se novamente (17-16), obrigando Marcel Matz a reunir com os seus jogadores.
A equipa açoreana da Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, finalista vencido.
Foto: Jornal - DesportoAlmada
E novamente o SL Benfica a conseguir distanciar-se valendo-se da agressividade do seu serviço, desta vez pela mão de André Lopes (20-16), e dos ataques de Raphael Oliveira e Hugo Gaspar (22-16). Resultado: 25-18.
3.º Set
Dois pontos no ataque de Rui Moreira, o jogador da AJFB mais inconformado, permitiram a primeira vantagem à AJF Bastardo (2-1), dando a entender que este seria o set mais equilibrado.
E assim foi, com os ataques poderosos de Sirianis Hernandez a manterem a equipa açoriana a um ponto do campeão nacional (6-5), um serviço de Gabriel Santos a igualar (9-9) e um amorti de Rui Moreira a dar a liderança à AJF Bastardo (15-14).
Contudo, na primeira vez que tocou na bola, Theo Lopes colocou o SL Benfica na frente (19-18). Um bloco de Nuno Pinheiro/Flávio Soares (Zelão) distanciou-o mais um pouco.
Hernandez reaproximou a sua equipa (21-20), deixando tudo em aberto à entrada para a recta final do set.
Um bloco de Zelão (23-20) motivou um toque a reunir por parte do treinador João Coelho, mas seria um ataque desperdiçado pela equipa açoriana que daria a vitória ao SL Benfica: 25-22.
Raphael Oliveira e Sirianis Hernandez, ambos com 10 pontos, cotaram-se como os melhores pontuadores do jogo.
O vereador da CMAlmada, João Couvaneiro, na entrega
da medalha a Bruno,o atleta mais alto da equipa,2,m 03cm
Ver estatística aqui
Na lista dos vencedores deste troféu disputado pelo campeão nacional e pelo vencedor/finalista da Taça de Portugal, o destaque vai para o SL Benfica, que venceu oito das últimas edições da Supertaça, enquanto a AJF Bastardo ainda não se estreou a vencer na competição.
O SC Espinho e o Castêlo da Maia GC tem cinco ceptros, mais dois do que o Sporting CP.
O Leixões SC venceu a primeira edição da prova, em 1988/1989.
Marcel Matz, Treinador do SL Benfica:
"Houve muita competência da nossa equipa nesta vitória. Servimos muito bem, criando dificuldades ao nosso adversário. No terceiro set, o nosso serviço falhou e eles cresceram.
A AJF Bastardo tem jogadores de qualidade e já deu a entender que o campeonato vai ter duas, três equipas mais fortes.
Esta época as nossas responsabilidades serão maiores, pois estamos na Liga dos Campeões e vamos defrontar equipas com investimentos muito elevados".
Tiago Violas, distribuidor do SL Benfica:
"O facto de estarmos habituados a vencer e competirmos para isso, dá-nos mais resonsabilidades e estivemos concentrados desde o primeiro momento".

João Coelho, Treinador da AJF Bastardo:
"Tínhamos obrigação de jogar melhor. O facto de ser um jogo decisivo criou alguma pressão. Depois, defrontámos uma equipa sólida, com serviços muito agressivos, que nos criou dificuldades na recepção.
A equipa do Benfica é praticamente a mesma da época passada, com um reforço, enquanto nós estamos a construir ainda uma equipa após a saída de jogadores".

A 22.ª edição da competição abre assim a época de 2019/2020, sendo organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) com o apoio da AV Lisboa e da Autarquia de Almada, localidade que recebeu, entre outras provas nacionais e internacionais de Voleibol, a Supertaça de 2017 - masculinos e o Portugal x Brasil na Liga Mundial de 2005, célebre pelo triunfo lusitano sobre os então campeões mundiais.
Fonte: Texto FPV

Sem comentários:

Enviar um comentário