quinta-feira, 26 de julho de 2018

ALMADA ATLÉTICO CLUBE - MEIO SÉCULO DEPOIS RECORDAR O INCÊNDIO NA SUA SEDE SOCIAL EM 26 DE JULHO DE 1966

Foi neste local que em 26 de julho de 1966, o Almada Atlético Clube ficou mais pobre, face ao violento incêndio que destruiu a Sede Social . No lado  esquerdo da imagens ainda
é visível onde ficava o palco, localizado num dos topos do rinque. Por sua vez a sede continua à Rua Capitão Leitão tinha entrada pela Rua Capitão Leitão
.

O Almada Atlético Clube que assinalou a 20 de julho deste ano passagem do 74 º aniversário,mergulhado em  incertezas, face a muitos atropelos, no passado recente, mas com um horizonte em que se perspectiva, o renascer do clube, graças ao esforço da atual direção e da mesa da Assembleia Geral do Clube, que tudo tem feito para que o Almada Atlético Clube, possa ultrapassar os muitos erros de má gestão, cometidas por algumas direções, nas duas últimas décadas, que deixaram o clube com vários processos de penhoras, ou seja à beira da sua insolvência.

O certo é que os homens que estão à frente dos destinos do clube,  liderados por Carlos Mendes, presidente da mesa da assembleia geral e  Artur Mourão, presidente da direção têm trabalhado arduamente na resolução dos vários processos em que o clube estava mergulhado, para que o clube reconquiste a sua própria identidade,e volte a ser o Almada Atlético Clube.

A autarquia está sensibilizada,para o (PROJECTO) a ser construído,no campo nº 2 do Pragal, projeto esse determinante para a sobrevivência do Almada Atlético Clube

Mas para além disso, todos, são necessários para reerguer o clube.


Aqui deixamos uma efeméride ocorrida há 52 anos, mas que o clube conseguiu ultrapassar e estamos certos que agora também.


 O clube foi atingido em 26 de Julho de 1966, por um violento incêndio que destruiu a sua Sede Social, situada no nº 47 localizada na Rua Capitão Leitão,em Almada e numa altura em que comemorava a passagem do 22 º aniversário, o que para a época foi um rude golpe para a coletividade de almadense.
Passados cinquenta e dois anos sobre esse rude golpe e no intuito de recordar esse triste acontecimento,vamos aqui reproduzir na integra o que foi escrito na época no Jornal "O Século"

COMPLETAMENTE DESTRUÍDA POR UM VIOLENTO INCÊNDIO A SEDE DO ALMADA ATLÉTICO CLUBE
______________________________________________________
A simpática coletividade perdeu todos os seus bens orçando os prejuizos em mais de 500 contos
______________________________________________________

O Almada Atlético Clube é uma modesta, mas esforçada,agremiação desportiva existente na terra que lhe deu o nome.Clube de gente do povo,nele estão consubstanciados os esforços, lutas,esperanças e sonhos de algumas gerações de almadenses, numa dádiva total e desinteressada.Passo a passo,vencendo todos os escolhos da sua já longa vida,o Almada Atlético Clube tem vindo a impor - se no meio desportivo, muito em especial no que diz respeito à pratica do futebol e do andebol, modalidades em que tem conseguido granjear justo renome.

Mas, como se não bastassem todas as dificuldades com que se debate,o infortúnio apostou-se em tocar -lhe à porta. Foi na madrugada de ontem[26-07-1966] precisamente às 5 h 50 minutos.Uma peixeira que a essa hora se dirigia ao mercado municipal, ao passar pela Rua Capitão Leitão - artéria onde o Almada tinha a sua sede - verificou que,do respetivo prédio,saiam grossas nuvens de fumo,indicativas de que um violento incêndio tinha deflagrado ali.
Os destroços calcinados do que era,o fruto de
 muito trabalho e de muito carinho:a sede do Almada
Atlético Clube que as chamas reduziram a escombros.
Legenda
do "O Século".

Dado o alarme,imediatamente, compareceram no local os bombeiros voluntários de Almada e de Cacilhas,sob a direcção dos respetivos comandantes,srs José Brás e Eduardo Alves, que prontamente iniciaram o ataque às chamas,que, entretanto tinham atingido grandes proporções. Porém o facto de se tratar de um prédio antigo, com madeiramentos ressequidos por muitos anos impedia que os denodados esforços dos bombeiros obtivessem a justa compensação.A breve trecho as instalações do Almada Atlético Clube,não eram mais do que  um imenso braseiro onde se consumiam todos os bens da coletividade.
Imagem de um jogo de Hóquei Patins,no respetivo Ringue
do Almada,uma das muitas modalidades do Almada AC.
Foto que inserimos:crédito@miudsbairroencarnação

Na rua,os homens para quem o Almada é alguma coisa de íntimo e de querido,tinham lágrimas nos olhos,na manifestação surda de uma dor que tem de ser compreendida: ardia a sede do clube,e, na  derrocada de cada viga calcionada, no estralejar da madeira devorada pelas chamas, no clarão sinistro da fúria destruidora, queimava - se um pouco de cada um, um pouco daqueles que, em trabalho desinteressado, ergueram a obra que ruía num momento.

O Almada Atlético Clube, que nasceu da fusão do União Almadense e do Pedreirense Futebol Clube, foi fundado em 20 de Julho de 1944, encontrando-se,portanto, neste momento, a festejar a passagem do seu 22 º aniversário. No último ano, tinha sido inaugurado o posto médico da sede,melhoramento em que foram investidos para cima de oitenta contos e que foi, como todo o resto, inteiramente destruído no sinistro.

Não está ainda convenientemente apuradas as causas do sinistro.Curto-Circuito? Ponta de cigarro deixado no chão? Um fósforo mal apagado? Não se sabe ao certo.Seja,porém, como o tiver sido,o que é certo é que as instalações do clube, que ocupavam o primeiro andar do prédio atingido, ficaram totalmente destruídas , só não tendo sucedido o mesmo ao  rés - do- chão e ao prédio contíguo, por ter sido enérgica a acção dos bombeiros. Os prejuízos ascendem a cerca de 500 contos e só muito parcialmente estão cobertos pelo seguro.

A reportagem  de O Século esteve no local e entrou em contacto com os dirigentes do Almada. Mostravam-se, naturalmente amargurados com o acontecido e um deles,com desanimo estampado no rosto,disse - nos:

"Que desgraça.Isto havia de acontecer a nós"

No entanto, a determinação de prosseguir não se havia perdido. O Almada Atlético Clube, os homens que fizeram e os que têm mantido, confiam.Confiam nas entidades oficiais, nos organismos federativos, nas agremiações amigas e,acima de tudo,no público almadense, que não deixarão que uma hora amarga de desventura deite por terra aquilo que é de todos, e a todos tem servido. Custará muito esforço,muita dedicação e  canseiras.mas não foi também assim no passado.
Nesta zona ficava o respetivo rinque  (paredes meia como quartel dos bombeiros)  e cuja entrada era feita pela Rua dos Bombeiros Voluntários de Almada,ao fundo o palanque de apoio às modalidades e ao mesmo tempo de apoio ás festas que o Almada ai realizada e cuja receitas o clube explorava



Sem comentários:

Enviar um comentário