terça-feira, 12 de junho de 2018

FUTSAL - SOFIA AZEVEDO A MINHA EXPERIÊNCIA EM ITÁLIA TEM SIDO FANTÁSTICA AO SERVIÇO VIS FONDI

UMA CAPARICANA A BRILHAR  EM ITÁLIA AO SERVIÇO DA A.S.D VIS FONDI 
Após a marcação de mais um golo Sofia Azevedo(1º plano) a festejar exuberantemente,
bem com as suas colegas.


A atleta almadense, natural da Costa de Caparica, Sofia Azevedo que detém um excelente currículo na modalidade de futsal,na margem Sul, onde representou vários clubes  do Distrito de Setúbal e nos quais alcançou vários títulos distritais, cumpriu um sonho de criança, de se tornar uma jogadora profissional de Futsal, define-se  como uma  "Guerreira",que muito lutou para tornar esse sonho numa realidade, nunca esquecendo os valores da família e sempre rodeada dos bons valores da educação. 

Atualmente a  atuar na equipa italiana do Vis Fondi a militar na Série A2 do campeonato transalpino, a jovem atleta que se encontra em Portugal a gozar das merecidas férias junto da família e dos amigos,acedeu em falar para o   Jornal -  " Desporto Almada" sobre a sua infância,sempre rodeada da família e dos bons valores,o seu percurso no desporto e da sua experiência,em Itália.


 - Gostaríamos que se apresenta-se.Quem é a Sofia Azevedo?

-"A Sofia é uma rapariga que cresceu sempre rodeada da família, sempre rodeada de bons valores e educação. É uma menina que sempre foi habituada a lutar pelas suas coisas e pelos seus objectivos de vida. Nunca virou a cara de uma batalha! Teve um sonho desde pequena quando jogava á bola na rua com os amigos, de se tornar uma jogadora profissional de Futsal, o que hoje em dia ainda é coisa muito difícil para o Futsal Feminino em comparação ao Masculino, mas graças a Deus que tive essa hipótese. 

A Sofia é , também, uma criança em corpo de uma Mulher, porque adora os desafios novos. A adrenalina, a emoção. É aquilo que muitas pessoas dizem, uma menina Guerreira e aquilo que valoriza mais, é a Família. Os valores ideais dela são a honestidade, a veracidade e a ambição". 


 - Como nasceu o gosto pelo desporto?

O gosto pelo desporto nasceu já comigo, creio eu. 
Mas o Futsal só existiu um pouco depois, porque o meu primeiro amor não era o futsal. Eu já fui atleta de Judo e de Surf, passei também pela natação e pelo Futebol 11. O gosto pelo Desporto sempre existiu , esse gosto é tanto que acabei por estudar Desporto na Escola também. Mas foi num joguinho entre amigos num pavilhão que veio o gosto pelo Futsal, no qual, desde então, que nunca mais larguei esta modalidade. 


 -   Fale do seu percurso com atleta (Futebol, Futsal ?) e percurso desportivo?

- " O meu percurso como Atleta de Futsal passou já por algumas equipas no meu currículo, todas elas da dita Margem Sul. É claro que, existiram equipas que marcam mais que outras ou que foste mais feliz em termos desportivos. Iniciei a jogar futsal pela mão de um grande treinador, o Bruno, no Portugal Cultura e Recreio no qual aprendi quase todas as bases do futsal. 

Até que veio a mudança de clube para o Paio Pires F.C , onde joguei três épocas ao serviço desde clube que encontrei pessoas maravilhosas que me ensinaram tanto, tal como na altura a minha Capitã Joana Santos. Passei também pelo Estrelas do Feijó, onde ganhei todos os títulos pelo Campeonato Distrital de Setúbal. Joguei na Casa do Benfica da Quinta do Conde, onde fui Capitã desse clube e também treinadora das camadas mais jovens. Joguei também ao serviço da Casa Benfica de Alcochete onde ganhei a Supertaça e a Taça distrital se Setúbal. Enfim, por aqui acaba o meu percurso desportivo em Portugal antes de abraçar este projeto em Itália". 
A equipa do Vis Fondi

 - O que a levou a abraçar esse projecto em Itália ao serviço do Vis Fondi.

-"Este projeto de Itália com a equipa do Vis Fondi foi abraçado graças ao meu Mister Emílio Cibelli, que me colocou super á vontade e insistiu para representar este clube.

Graças a ele que abracei este clube, porque me provou ser uma pessoa séria e na qual tenho a plena confiança hoje em dia. De facto, com a época terminada não me desiludiu enquanto pessoa e treinador. É uma grande pessoa com um coração enorme. Sou muito orgulhosa de pertencer a equipa “Vis Fondi” , e desde já, agradeço a toda a sociedade, staff, apoiantes e amigos por todo o apoio porque nunca me deixaram faltar nada e fui muito bem recebida". 


-  Como tem  corrido essa experiência em Itália ? 

-" A experiência em Itália a nível desportivo, este ano não foi das melhores. Tive uma lesão complicada no joelho que me forçou a parar durante uns meses e no qual tive de trabalhar muito para conseguir recuperar. A equipa teve uma época no qual não foi de todo boa, mas o que interessa é que acabou bem e que esperemos que para o próximo ano corra melhor. Mas no entanto, a nível pessoal, a experiência tem sido fantástica, tenho aprendido muito. Aprendi a língua, o italiano. Conheci novos lugares e pessoas fantásticas. Posso arriscar em dizer que criei uma família de amigos em Itália.  

Sofia Azevedo aqui com  Rute Lavado

- Quantas atletas portuguesas atuam no clube ?

-"A época que decorreu jogava comigo outra portuguesa, Rute Lavado".


 -  Quais as suas ambições ?

-"As minhas ambições futuras a nível profissional é na próxima época fazer uma época a 100% , e se possível, sem lesões. Recebi várias propostas para equipas, tanto em Portugal como em Itália e em Espanha. Mas neste momento, estou apenas focada em recuperar fisicamente desta época e se possível, renovar com a A.S.D Vis Fondi. A nível individual, o parar é morrer, tenho sempre vontade em melhorar cada erro e nunca me contento, gosto de melhorar a cada dia.
 Quero puder elevar o nosso País em Itália como atleta. A nível pessoal, quero apenas manter ou melhorar como estou neste momento". 
Sofia Azevedo aqui sob o olhar atento, do  Mister Emilio Cibelli

Para finalizar,tem algo mais e em especial, para  nos dizer?
 - "Quero aproveitar mais uma vez, para agradecer à Sociedade A.S.D Vis Fondi , ao meu Mister Emilio Cibelli, a todo o Staff por nunca deixarem que me faltasse nada e que me deram todo o apoio durante todos estes meses em Itália. Agradecer a todos os Italianos por serem maravilhosos. Conseguiram conquistar-me o coração, já sou metade Italiana como me costumam dizer. A todos, um muito obrigada! "

- Da nossa parte,"Desporto Almada" o nosso agradecimento,por nos ter respondido à nossa solicitação para a entrevista,desejando-lhe rápidas melhoras e que o sucesso desportivo continue lado a lado, com a Sofia.Obrigada.

Joaquim Candeias

Fotos: Damiana de Boris

Sem comentários:

Enviar um comentário