A Câmara Municipal de Almada assinala 8 de março o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas de sensibilização social e cultural, «em coerência com o nosso Plano Municipal para a Igualdade de Género e com os nossos valores de sempre: liberdade, justiça, criatividade, desenvolvimento, diversidade, respeito», como explica Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada.
Empenhado na causa da igualdade, o município celebra o Dia da Mulher com conferências, exposições, cinema, desporto e animação no espaço público. Esta data emblemática é ainda assinalada por uma campanha de comunicação que pode ser vista nos espaços públicos do concelho, e onde são evidenciadas as diferenças que ainda existem no trabalho, na divisão das tarefas, nos lugares de decisão e na investigação.
Porque «celebrar esta data associada à luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos é celebrar as conquistas, mas também trazer para a atualidade a reflexão sobre a urgência de promover iguais direitos e oportunidades para todas as pessoas», elucida Inês de Medeiros.
Exposições e animação de espaço público
No dia 8 de março, às 21h30, é inaugurada a exposição «O Prodígio da Experiência», olhar sobre o percurso experimental e multidisciplinar da autora e artista plásticaportuguesa Ana Hatherly, na Galeria Municipal de Arte de Almada.
Ao longo do dia 8 de março, o Dia da Mulher será também assinalado no Almada Fórum, com registo fotográfico no espaço «Ser Igual,… Neste Dia da Mulher».
Centrada na temática do feminismo baseada em frases de mulheres influentes, no dia 17 de março, às 19 horas, é inaugurada a exposição de pintura e fotografia ilustradas em trabalhos de grande formato, das artistas Art Keeps Me Alive e Andreia Alves.
Conferências «Quotidianos de “Des”Igualdade»
A educação, o trabalho, o desporto, a ciência e a imigração são os temas, em torno dos quais, se falará de desigualdades, de estereótipos, de cidadania.
Partindo de experiências do dia-a-dia que nos falam de oportunidades, relações de igualdade e desigualdade, caminhos percorridos, conquistas, direitos sociais e desafios, serão realizadas duas conferências: «O papel da Mulher na Produção do Conhecimento Científico», dia 19 de março, a partir das 15 horas, no Auditório Biblioteca da FCT NOVA, na Caparica, com moderação da Professora Elvira Fortunato.
«Lutas e Quotidianos de Mulheres» é o tema da conferência dia 22 de março, a partir das 14h30, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada.
Ciclo de Cinema
O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça acolhe o Ciclo de Cinema dedicado ao Dia Internacional da Mulher, com os filmes «O que está por vir» (7 de março, às 21h30), «Uma mulher fantástica» (21 de março, às 21h30) e «Paula Rego, Histórias & Segredos» (28 de março, às 21h30).
Pedalar pela Igualdade
No dia 18 de março, às 9 horas, pedala-se pela Igualdade. O ponto de encontro é a Praça São João Baptista, em Almada. Este passeio de bicicleta dará a conhecer alguns dos locais emblemáticos da cidade, com passagem pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, Museu da Cidade, Parque da Paz, Cristo Rei, Almada Velha, Paços do Concelho, Mercado Almada e regresso ao local de partida.
Nota de Imprensa
Cmalmada
Cmalmada
Sem comentários:
Enviar um comentário