quinta-feira, 27 de julho de 2017

Futebol Feminino: Seleção A de Portugal esteve a um passo de passar aos quartos de final


Carole a ganhar a melhor sobre uma jogadora inglesa
Foto: FPF/André Sananoa

Equipa das Quinas falha apuramento para os quartos de final, depois de perder por 2-1 com a Inglaterra, na última jornada do Grupo D.
Portugal despediu-se esta quinta-feira do Campeonato da Europa Holanda 2017, depois de perder com a Inglaterra por 2-1, na última jornada do Grupo D. A armada lusa termina a prova com três pontos, em igualdade pontual com a Espanha, que seguem em frente devido à vantagem no confronto direto.
Desde 2015 que a Inglaterra parecia invencível. Começou por bater a campeã da Europa Alemanha no Mundial disputado no Canadá, conquistando assim o terceiro lugar na competição e a entrada direta no top 5 do ranking FIFA. Seguiu-se uma qualificação exemplar das inglesas, com vitórias em sete dos oito encontros disputados e apenas um empate. Além disso, com um registo de 32 golos marcados e apenas um sofrido.
Já no Euro2017, as britânicas tinham somado a maior goleada da prova, um 6-0 frente à Escócia, antes de vencerem a Espanha com um triunfo por 2-0. Um longo e forte reinado que o Selecionador inglês estava disposto a prolongar, empenhado em tornar a Inglaterra na segunda equipa a passar aos quartos de final sem qualquer golo sofrido, tal como a Alemanha em 2005.
Ninguém parecia capaz de disputar o protagonismo britânico. Mas a armada lusa fê-lo esta quinta-feira em várias ocasiões, depois de ter sofrido um golo madrugador, aos oito minutos.
Portugal reagiu depressa ao golpe e procurou o melhor antídoto para um vencedor implacável e com rotinas de sucesso. Encontrou-o nas movimentações de Cláudia Neto e Diana Silva, com a última a ser a grande responsável pelo golo que traiu as aspirações de perfeição das britânicas na primeira etapa do Euro2017. A avançada tentou por duas vezes colocar a bola no centro da pequena área. À segunda tentativa, Carolina encostou para o fundo da baliza.
A Inglaterra regressou mais forte do intervalo, a ponto de se colocar em vantagem, numa iniciativa de Nikita Parris. A armada lusa tentou responder, mas a entrega, a garra e a superação lusas não foram suficientes para chegar aos quartos de final.
No outro jogo do Grupo D, disputado á mesma hora, a Espanha perdeu por 1-0 frente à Escócia.
Ficha de jogo:
3.ª Jornada do Grupo D do Campeonato da Europa Holanda 2017
PORTUGAL 1-2 INGLATERRA

ÁrbitroKateryna Monzul (Ucrânia)
Árbitros assistentes - Maryna Striletska (Ucrânia) e Oleksandra Ardasheva (Ucrânia)
4.º Árbitro: Esther Staubli (Suíça)
PortugalPatrícia Morais; Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Mélissa Antunes, Suzane Pires (Amanda da Costa, 79'), Cláudia Neto - cap., Carolina Mendes (Ana Leite, 64'), Diana Silva (Laura Luís, 87').

Suplentes não utilizadasJamila, Rute Costa, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo, Raquel Infante, Andreia Norton, Fátima Pinto, Vanessa Marques, Diana Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos1-1 por Carolina Mendes (17')
Disciplina: 
Inglaterra: Chamberlain, Alex Scott, Laura Basset - cap. , Millie Bright (Jordan Bobbs, 60'), Greenwood, Williams, Potter, Karen Carney, Duggan, Christiansen, Nikita Parris.   
Suplentes não utilizadas Karen Bardsley, Carly Telford, Lucia Bronze, Demi Stokes, Jill Scott, Houghton, Jodie Taylor, Jade Moore, Casey Stoney, Ellen White, Francesca Kirby.
Treinador: Mark Sampson
Golos: 0-1 por Duggan (8'); 1-2 por Nikita Parris (58')
Disciplina: Amarelos - Williams (5'); Christiansen (27')
 Fonte: FPF

Sem comentários:

Enviar um comentário