Carole a ganhar a melhor sobre uma jogadora inglesa Foto: FPF/André Sananoa |
Equipa das Quinas falha apuramento para os quartos de final, depois de perder por 2-1 com a Inglaterra, na última jornada do Grupo D.
Portugal despediu-se esta quinta-feira do Campeonato da Europa Holanda 2017, depois de perder com a Inglaterra por 2-1, na última jornada do Grupo D. A armada lusa termina a prova com três pontos, em igualdade pontual com a Espanha, que seguem em frente devido à vantagem no confronto direto.
Desde 2015 que a Inglaterra parecia invencível. Começou por bater a campeã da Europa Alemanha no Mundial disputado no Canadá, conquistando assim o terceiro lugar na competição e a entrada direta no top 5 do ranking FIFA. Seguiu-se uma qualificação exemplar das inglesas, com vitórias em sete dos oito encontros disputados e apenas um empate. Além disso, com um registo de 32 golos marcados e apenas um sofrido.
Já no Euro2017, as britânicas tinham somado a maior goleada da prova, um 6-0 frente à Escócia, antes de vencerem a Espanha com um triunfo por 2-0. Um longo e forte reinado que o Selecionador inglês estava disposto a prolongar, empenhado em tornar a Inglaterra na segunda equipa a passar aos quartos de final sem qualquer golo sofrido, tal como a Alemanha em 2005.
Ninguém parecia capaz de disputar o protagonismo britânico. Mas a armada lusa fê-lo esta quinta-feira em várias ocasiões, depois de ter sofrido um golo madrugador, aos oito minutos.
Portugal reagiu depressa ao golpe e procurou o melhor antídoto para um vencedor implacável e com rotinas de sucesso. Encontrou-o nas movimentações de Cláudia Neto e Diana Silva, com a última a ser a grande responsável pelo golo que traiu as aspirações de perfeição das britânicas na primeira etapa do Euro2017. A avançada tentou por duas vezes colocar a bola no centro da pequena área. À segunda tentativa, Carolina encostou para o fundo da baliza.
A Inglaterra regressou mais forte do intervalo, a ponto de se colocar em vantagem, numa iniciativa de Nikita Parris. A armada lusa tentou responder, mas a entrega, a garra e a superação lusas não foram suficientes para chegar aos quartos de final.
No outro jogo do Grupo D, disputado á mesma hora, a Espanha perdeu por 1-0 frente à Escócia.
Ficha de jogo:
3.ª Jornada do Grupo D do Campeonato da Europa Holanda 2017
PORTUGAL 1-2 INGLATERRA
Árbitro: Kateryna Monzul (Ucrânia)
Árbitros assistentes - Maryna Striletska (Ucrânia) e Oleksandra Ardasheva (Ucrânia)
4.º Árbitro: Esther Staubli (Suíça)
PORTUGAL 1-2 INGLATERRA
Árbitro: Kateryna Monzul (Ucrânia)
Árbitros assistentes - Maryna Striletska (Ucrânia) e Oleksandra Ardasheva (Ucrânia)
4.º Árbitro: Esther Staubli (Suíça)
Portugal: Patrícia Morais; Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Mélissa Antunes, Suzane Pires (Amanda da Costa, 79'), Cláudia Neto - cap., Carolina Mendes (Ana Leite, 64'), Diana Silva (Laura Luís, 87').
Suplentes não utilizadas: Jamila, Rute Costa, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo, Raquel Infante, Andreia Norton, Fátima Pinto, Vanessa Marques, Diana Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-1 por Carolina Mendes (17')
Disciplina:
Inglaterra: Chamberlain, Alex Scott, Laura Basset - cap. , Millie Bright (Jordan Bobbs, 60'), Greenwood, Williams, Potter, Karen Carney, Duggan, Christiansen, Nikita Parris.
Suplentes não utilizadas: Karen Bardsley, Carly Telford, Lucia Bronze, Demi Stokes, Jill Scott, Houghton, Jodie Taylor, Jade Moore, Casey Stoney, Ellen White, Francesca Kirby.
Treinador: Mark Sampson
Golos: 0-1 por Duggan (8'); 1-2 por Nikita Parris (58')
Disciplina: Amarelos - Williams (5'); Christiansen (27')
Fonte: FPF
Sem comentários:
Enviar um comentário