sábado, 3 de junho de 2017

AMORA FUTEBOL CLUBE CONQUISTOU A TAÇA "AFS" AO DERROTAR NA FINAL [ 2-1] O CHARNECA DE CAPARICA PERANTE CERCA DE 1500 ESPETADORES

Fair Play- foi bonito o desportivismo
No final a festa foi dos amorenses ,que conquistaram assim a 3 ª taça , segunda
consecutiva

O Amora Futebol Clube sagrou-se esta tarde vencedor pela segunda vez consecutiva da Taça AFS - Joaquim José Sousa Marques, ao derrotar[2- 1] na final o Charneca de Caparica Futebol Clube, em partida realizada no Estádio Municipal "José Martins Vieira"perante cerca de 1500 adeptos que coloriram as bancadas de azul e amarelo e que nunca se cansaram de apoiar as suas equipas,sempre dentro do maior fair play


A partida que foi dirigida pelo árbitro David Salvador,iniciou-se praticamente com o golo do Amora, aos 4 minutos por Balela, a castigar falta de Ricardo Aires,fora da área,com a equipa do Charneca de Caparica a reagir e a chegar ao empate[1-1],aos 9 minutos e trinta segundos por Elias.Resultado com que se atingiu o intervalo.
 O presidente da Associação de Futebol de Setúbal,Francisco Cardoso, fez questão que
 a Taça AFS - Joaquim José Sousa Marques, fosse entregue pelo ex-presidente Sousa Marques
 que passa a assim a ser o patrono da taça.

Na segunda parte a equipa da Amora foi mais pressionante sobre o último reduto do adversário e quando as equipa  já jogavam, a pensar nas grandes penalidades,aos 75 minutos a turma do Amora, chegou aos 2-1, através de Bruninho que em plena área antecipou-se aos defesas da equipa da Charneca de Caparica e de cabeça desviou o esférico para o fundo das redes da baliza de Hernâni.


As três equipas entraram no relvado envergando T-shirts com o slogan-  Joguem com Fair Play- iniciativa do Plano Nacional de Ética desportiva, perante uma numerosa assistência a rondar as 1500 pessoas, talvez uma das maiores assistências que presenciámos esta época no Municipal “José Martins Vieira”

Com várias individualidades na tribuna de honra, entre elas, o presidente da AFS, Francisco Cardoso e o presidente da Assembleia geral,Octávio Machado e outros dirigentes associativos, o ex-presidente Joaquim Sousa Marques, o vice-presidente do futebol da FPF Rui Manhoso, o presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas e o vereador António Matos, bem como a presidente da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, Ana Margarida Luna, os  presidentes dos clubes finalistas José Manuel Santos e Carlos Henrique e o presidente do Clube Desportivo da Cova da Piedade, Paulo Veiga e o presidente da Assembleia Geral, Paulo Martins e demais convidados.

Como na crónica acima descrita a equipa do Amora entrou praticamente a ganhar [aos 4 minutos] com o golo madrugador de Balela, na conversão de um livre fora da área a castigar uma falta de Ricardo Aires, que não deu hipóteses de defesa para o guarda redes Hernâni.

A equipa liderada por Élio Santos, não acusou o golo e aos 8 minutos, esteve perto de empatar, um cruzamento para a área amorense, com bambo a falhar o desvio para o fundo das redes de Gonçalo.

Com o marcador eletrónico a registar 9’ e 45’ a turma do Charneca de Caparica chegou ao empate por Elias, golo muito festejado pelas hostes da turma da Charneca de Caparica e que repunha a justiça no marcador.
Joaquim Judas, presidente da Câmara Municipal de Almada,na entrega das medalhas aos atletas

A partida estava ao rubro dentro das quatro linhas e fora delas e aos 26 minutos, lance de muito perigo na área do Charneca de Caparica, com o guarda redes Hernâni a ser lesto e a defender o remate do dianteiro da equipa adversária.

Até final da primeira parte, ou outro lance ocorrido em ambas as áreas, foram resolvidos pelo setor defensivo de ambas as equipas.

Na segunda parte, só aos 52 minutos de jogo, Fabinho que foi sempre uma quebra cabeça para ultimo reduto defensivo da turma do Amora, esteve perto de marcar, mas o remate acabou por sair ao lado da baliza. Depois foi a turma do Amora que ao adiantar-se mais no terreno de jogo, acabou por exerceu uma maior superioridade sobre seu adversário.

A partir dos 60 minutos, o jogo perdeu alguma qualidade, com ambas as equipas a resguardarem-se, com o árbitro David Salvador a proceder a muitas interrupções de jogo para que alguns jogadores de ambas as equipas receberem assistência médica.
 
A equipa do Charneca de Caparica que tudo fez para conquistar a taça
Com a partida a entrar para a última meia hora o técnico do Amora, José Carvalho, procedeu a duas alterações, aos 67 minutos fazendo sair Bernardo, para entrar Hugo Graça e aos 72 minutos voltou a mexer na equipa coma entrada de Paulo Mendes, a equipa ganhou mais consistência e aos 74 minutos, esteve perto do golo, golo esse que acabou por acontecer, aos 75 minutos num lance aparentemente feliz, com Bruninho a intrometer-se entre os centrais do Charneca de Caparica e de cabeça a desviar o esférico para o fundo das redes de Hernâni.

Em desvantagem no marcador e com um quarto de hora para ser jogado, o técnico Élio Santos, lançou na partida, Rafa e Dany, no sentido de dar um maior pendor ofensivo, fixando e Rafa no ataque por troca com Elias que saiu esgotado, principalmente pelo excelente jogo que fez na primeira parte.

O certo é que a turma do Amora, soube gerir a vantagem e nos minutos finais ainda desfrutou de dois lances de muito perigo no último reduto da turma charnequense.

Assim que o árbitro deu por terminada a partida a festa foi dos jogadores e adeptos do Amora, perante a tristeza de jogadores e adeptos da turma da Charneca de Caparica.

O triunfo da turma do Amora aceita-se, acabou por ter a sorte do jogo, para além disso soube gerir a quebra física da turma adversária que depois de uma excelente primeira parte, acabou por baixar muito a sua produção de jogo.

Excelente o trabalho do trio liderado por David Salvador
O trabalho do árbitro David Salvador, não foi fácil no aspeto disciplinar, essencialmente durante segunda parte, onde teve que exibir alguns cartões amarelos.
No aspeto técnico esteve bem, acompanhando de perto os lances.

 
A equipa de arbitram ladeada pelos dois capitães

 Ficha Técnica da final da Taça AFS – Joaquim José Sousa Marques

Partida realizada este sábado dia 3 de junho, no Estádio Municipal “José Martins Vieira”, na Cova da Piedade. Ao intervalo: 1-1. Resultado final: 2-1.

Árbitro: David Salvador [NAF Pinhal Novo]
1º árbitro assistente: João Lourenço [NAF Pinhal Novo]
2 º árbitro assistente: Francisco Mendes [NCAF Barreiro]
4 º árbitro: João Domingos [NAF Almada e Seixal]

Amora Futebol Clube:  Gonçalo; Balela, Alex Mártires(cap), Édi e Lacão (Paulo Mendes,71’); França, Pedro Pereira (Fábio Gaião,83’), Bandeira e Bruninho; Joca e Bernardo (Hugo Graça,67’).

Suplentes não utilizados: Nuno Madureira, Fábio Santos e Marcelo Ferreira.

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Balela (84’), França (87’), Hugo Graça (89’), Gonçalo (90+5’)

Treinador:  José Carvalho
 
O árbitro Francisco Mendes a ser homenageado, pela a
Associação e pelo Conselho de Arbitragem,com o
Presidente do Conselho de Arbitragem José Manuel Esteves
 a fazer entrega de uma salva de prata, no seu adeus à arbitragem
Charneca de Caparica Futebol Clube: Hernâni; Hadil, Neca, Ricardo Aires e Wilson (Dany, aos 78’); Carlos Feiteira Carvalho, Maside, Bambo e Edson; Elias (Rafa, aos 78’) e Fabinho (Chaves, aos 83’).

Suplentes não utilizados: Heleno, Rui, Nico e Bruno

Ação Disciplinar: cartão amarelo para Dany (90+2’)Neca (90+4)

Treinador: Élio Santos

Treinador adjunto: Custódio Galveias

Golos:
1 - 0, aos 4 minutos por Balela
1 - 1, aos 10 minutos por Elias
2 - 1,aos 75 minutos por Bruninho

Ricardo Alves, aqui na proteção ao seu guarda redes Hernâni, ante a pressão do jogador do Amora
O vereador José Carlos da Câmara Municipal do Barreiro,na entrega das faixas aos atletas do
 Charneca de Caparica. 
Fotos: Joaquim Candeias / DesportoAlmada

Sem comentários:

Enviar um comentário