quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Luis Bonifácio aos 39 anos ainda defende a baliza do União Futebol Comércio Industria

"Não desistam dos vossos sonhos porque no

futebol tudo acontece muito rápido e temos que aproveitar o momento". Não me chamam avô,chamam-me velhote, o bichinho pela posição de guarda redes inicou-se muito cedo,o meu pai era guarda redes e ofereceu-me umas luvas,a partir daí só me via bem entre os postes".

No passado domingo estivemos presentes no campo do Cassapo,para mais uma reportagem desportiva, na partida entre o  Charneca de Caparica e o Comércio Indústria, a contar para o Campeonato Distrital da 1ª Divisão, da Associação de Futebol de Setúbal e que terminou com a vitoria da turma setubalense, por 1-2, e logo aí agendamos uma entrevista com o guarda redes setubalense, Luís Bonifácio, que no próximo dia 28 de Novembro completa 39 anos de idade.

Com a sua formação  desportiva a ser feita no Barreiro, o velhote ou o avô como lhe chamam os colegas é uma das mais valias da turma do União Futebol Comércio Indústria e um dos veteranos do desporto nacional

- Como nasceu o bichinho para o futebol ?
" O meu bichinho pelo futebol e pela posição de guarda redes começou muito cedo,  ainda nem andava na escola.  O meu pai também foi guarda redes e nunca pensei jogar noutra posição.  Comecei guarda redes  acabo guarda redes".

  -Da sua vasta carreira desportiva, podia  enumerar os clubes por onde passou?
" Tenho muitos anos de futebol mas não passei por muitos clubes. Fiz toda a minha formação no Barreirense,  depois como sénior passei por: Marítimo Rosarense, Moitense, Quimigal, Palmelense, Alcochetense, Estrela de Vendas Novas, Fabril  do Barreiro e Comércio Indústria".

 - Na sua passagem por esses clubes, qual foi o que marcou mais?
"Ao longo destes anos não tenho nada a dizer de nenhum clube por onde passei,  fui sempre muito bem tratado em todo o lado,  mas nunca me vou esquecer dos anos que passei em Vendas Novas e também a maneira que me receberam no Comércio,  onde estou e vou ficar até me sentir em condições de jogar".
Aqui em mais uma excelente intervenção,antecipando-se a Fabinho
 - O porquê de ter escolhido  ser guarda redes?
" Como disse, o meu pai foi guarda redes e, quando eu era muito pequeno,  ofereceu-me umas luvas e desde aí sempre continuei até hoje".

- Prestes a completar 39 anos no próxima dia 28, ainda defende a baliza do Comércio Indústria. Tem algum simbolismo?
" Sim,  estou muito perto dos 39 anos e na época passada já pensava em parar. Depois de ser campeão pelo Fabril tive um convite do mister Carlos Ribeiro,  um treinador muito importante no inicio da minha carreira, e não podia dizer que não,  felizmente aceitei o convite para vir para o Comércio".

 - No campo do Cassapo,na Charneca de Caparica, falou-se muito do avô. Quer comentar essas afirmações?
" (risos...) Não me chamam avô,  chamam-me velhote e encaro isso com naturalidade, mas acima de tudo,  colegas de balneário,  adversários e árbitros respeitam-me muito e é isso que me faz continuar".

-  Mais uma excelente exibição, na vitória do Comércio Indústria ante o Charneca  de Caparica, vitória essa bem suada?
" No domingo foi uma vitória suada e justa no meu entender,  depois de ficarmos reduzidos a 10 jogadores ainda muito cedo.  Quanto à minha exibição vai do encontro do que lhe disse sinto-me em condições para continuar a fazer aquilo que gosto".

 - Está consciente que é um dos jogadores mais veterano a jogar no futebol português?
 "Sim, tenho consciência disso, hoje em dia os jogadores terminam as suas carreiras mais cedo mas eu sinto-me bem e quero muito continuar. Quando ver que começo a ser mais um, desisto quero ser uma referência para os guarda redes mais novos".

No final da partida o guarda redes Bonifácio era o
espelho da felicidade
- Para quando o arrumar das chuteiras?
 " No meu pensamento e o que falo com a minha família e amigos é parar aos 40 mas se continuar a me sentir em forma e feliz a jogar e a treinar,  possivelmente vou continuar mais um ou dois aninhos..."


 - O Luís Bonifácio, está ligado a vários títulos distritais da Associação de Futebol de Setúbal. Quer comentar esta afirmação?
" Posso-lhe dizer que sou o guarda redes mais titulado do distrito com 6 subidas de divisão  uma taça de Évora".

 - Uma mensagem final para os jovens que estão agora iniciar a sua prática desportiva?
"Deixo uma mensagem aos mais novos: não desistam dos vossos sonhos porque no futebol tudo acontece muito rápido e temos que aproveitar o momento".

Aqui deixamos um pequeno retato da vida desportiva de Luís Bonifácio,um dos veteranos do futebol nacional e que ainda faz inveja a muitos jovens. Com esta entrevista quisemos homenagear este valoroso atleta que por onde tem passado tem ganho a admiração e estima. Parabéns,amigo Bonifácio


Sem comentários:

Enviar um comentário