segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JACINTO JOÃO "JJ" - QUEM O VIU JOGAR NÃO ESQUECE QUEM NÃO VIU,NÃO SABE O QUE PERDEU

A estátua está agora numa artéria da cidade de Setúbal
A estátua de "JJ"tendo por fundo o estádio que o imortalizou 

A estátua  de Jacinto João que estava na entrada principal do Estádio do Bonfim, está agora mais visível ao olhar do público,já que foi colocada numa das novas rotundas,circundante  ao estádio vitoriano."Quem o viu jogar não esquece, quem não viu não sabe o que perdeu"

Jacinto João foi indiscutivelmente um dos mais conceituados nomes no futebol em Portugal durante a década de 60 e 70. Mas, acima de tudo, o seu nome, ou simplesmente a alcunha “JJ”, como era popularmente conhecido, está e estará eternamente ligado ao período de ouro da história do Vitoria de Setúbal.

.Nascido em Luanda,onde cresceu a mostrar constantemente habilidade para o futebol,Jacinto João teve um percurso interessante e conturbado.Aos 14 anos,em1958,ingressou no Benfica Congo e quatro anos depois o Vitória de Setúbal manifestou interesse nos seus serviços.

Em1963 fez a viagem para Lisboa,em principio, com destino ao Sado,mas no aeroporto da Portela estavam dirigentes do Sport Lisboa e Benfica.Na Luz  passou cinco meses a treinar ao lado dos grandes craques e a jogar nas reservas.
Estava já descontente com a situação, quando Manuel da Luz Afonso,então a comandar o futebol encarnado,lhe disse que não havia lugar para ele e que o clube tudo faria para arranjar um clube.Recusou  a amabilidade e voltou a casa,agora para representar o Futebol Clube de Luanda,filial do FC Porto.

A 4 de Agosto de 1965,Jacinto João voltava a Lisboa.mas desta vez a rota não sofreria desvios: seria jogador do Vitória de Setúbal.Começou então um percurso de catorze anos absolutamente extra- ordinários com a camisola sadina(...) e seria na final da Taça de Portugal,1966/67, com a Académica,no Jamor,que conquistaria a sua coroa de glória: no segundo prolongamento do jogo,aos 144 minutos,passou por dois adversários e rematou cruzado para o 3-2 final,lançando o clube e a cidade numa das mais exuberantes festa de que já memória(...).

O seu nome faz parte dos 100 Melhores do Futebol Português, ao lado de outras glórias do desporto nacional.
JJ- Jacinto João nasceu a 25 de Janeiro em Luanda faleceu, a 29 de Outubro de 2004, com 60 anos de idade.

Fotos;DesportoAlmada
Fonte: In livro - 100 Melhores do Futebol Português

1 comentário:

  1. Começando esta história de um craque da bola Jacinto João, em jogo do campeonato regional militar E.M.E.M .Paço D'arcos. jogo no campo nº 2 do Estádio nacional R. 11 De Setúbal Onde pontificavam jogadores como Roxo (Peniche ,J .Maria e Petita Vitória de Setúbal Eusébio do Barreirense e Cardoso o seu Cap. Resultado final 5.a.1 favoravéi à Escola P. Arcos com 3 golos meus(!??(Rato Lima e Silva) !!!Claro que a nossa equipa não eram nenhuns peSudos tinham jogadores como Madeira ,Joaquim Charouco, Raul do Odivelas e alguns que davam no osso que não era brincadeira o que me pareceu que o resultado é fruto do medo que algum saísse de lá com uma perna às costas e assim acabo esta passagem na vida de um jogo de J .João.. OK

    ResponderEliminar