sábado, 22 de novembro de 2014

JUDO 25º ANIVERSÁRIO DO CCD PRAGAL-ENTREVISTA AO MESTRE NELSON TRINDADE

"NÃO HÁ NENHUM CLUBE DE JUDO NO DISTRITO DE SETÚBAL COM UM PALMARÉS DESPORTIVO QUE SE ASSEMELHE AO  DO CCD PRAGAL"

O CCD Pragal-Clube de Judo,realizou no passado dia 15 de Novembro,no Complexo Municipal dos Desportos"Cidade de Almada",no Feijó, uma gala de judo inserida na comemoração do seu 25ºaniversário e no qual participaram, mais de 500 judocas,oriundos de vários pontos do país.
Passados uns dias sobre esse evento "desportoalmada",ouviu o mestre Nelson Trindade,6ºDan e diretor técnico do Clube,sobre a gala e que nos falasse também do percurso dos 25 anos do CDD Pragal-Judo clube.

Sobre a Gala comemorativa dos 25 anos do CCD Pragal Judo clube,disse.-nos:

"Inicialmente prevíamos realizar um evento internacional com
Italianos, Franceses, Austríacos e Espanhóis, mas do ponto de vista financeiro deparamo-nos com algumas dificuldades e recuamos na ideia mesmo assim acho que foi uma FESTA COM DIGNIDADE para um CLUBE DE JUDO que apenas vive das suas quotizações dos atletas e sócios.
Ficamos radiantes como tudo decorreu, no ano passado foi uma espécie de preparação, já tínhamos feito algo parecido em 2009 com mais de 600 atletas desta vez foi muito melhor porque a experiência adquirida permitiu realizarmos uma boa organização e demonstrar capacidade de mobilização".

- Há vinte cinco anos atrás e numa entrevista que o mestre Nelson Trindade,deu ao Jornal de Almada,salientava a necessidade da criação de um clube de judo em Almada,visto que os clubes existentes na altura  não apostavam no judo. Foi então que apareceu o CCD Pragal para reencher essa lacunia.Pergunto se o aparecimento do CCD,veio dar resposta aos seus anseios?



Marco Morais,Treinador Nacional de Cadetes
"Sim claramente, não há nenhum clube de judo no distrito de Setúbal com um palmares desportivo que se assemelhe ao nosso, e em Almada sempre fomos o clube de maior  dimensão a todos os níveis. Daqui têm saído vários Campeões para as selecções nacionais dos diferentes escalões, daqui têm saído vários treinadores e até já saiu um Treinador Nacional, o atual  Treinador Nacional de Cadetes Marco Morais. Também sentimos orgulho na missão que temos de liderar a Associação Distrital de Judo de Setúbal há mais de 20 anos e de contribuir para o desenvolvimento dos restantes clubes do Distrito".

- Ao longo de 25 anos,não foi fácil a caminhada.Quer inúmerar algumas dessas situações?

"Os nossos maiores problemas sempre foi o de sobreviver sem subsídios. Em termos de instalações sempre tivemos muitos problemas complicados de gerir dado termos sempre a necessidade de muitos horários para muitos praticantes. Criar condições de suscentabilidade também sempre representou uma prioridade e neste momento começamos a ter essa capacidade por termos muitos praticantes".



 - O CCD Pragal tem vivido ao longos dos anos, sempre em casa alheia.Primeiro na SRUP,depois na Ramalha.Quer falar um pouco da passagem por essas duas coletividades?


"Neste novo local que já comemoramos 7 anos encontramos a estabilidade que necessitávamos e oferecemos uma prática ao mais alto nível de ensino em condições excelentes como não há em mais lado nenhum. Ter 270m2, 24 horas por dia disponíveis, 7 dias por semana para o JUDO, é um luxo em Portugal!!! Só este ano conseguimos encontrar o equilíbrio financeiro entre a formação e a competição, e começamos a pensar seriamente na construção da nossa sede com um novo projeto muito mais económico e realista dado os novos desafios".


- O sonho do CCD Pragal, foi ter o seu próprio espaço.Em que ponto está a situação dos terrenos,no Centro Sul,para a construção do seu Ginásio?

"Está em fase de preparação de um novo projeto de construção de um só piso e que seja muitíssimo mais económico não esquecendo a necessária oferta da excelência de instalações especificas de “JUDO CLUBE” equipado com a mais alta-tecnologia desportiva de apoio á modalidade de forma a podermos continuar a sonhar formar CAMPEÕES DE JUDO".


- Agora instalado em novas instalações,na Rua Sameiro.Pergunto se as condições para a pratica da modalidade são as ideais?

"As actuais condições são excecionais e as melhores que conheço em Portugal. Excelente área, excelente localização e excelente ambiente de prática".

-Da parte do Município,tem existido alguma receptividade,no apoio ao clube?

"Aí as coisas são complicadas, há muitas colectividades em Almada e o Judo não é aquele desporto que capta o interesse da classe politica em Portugal de uma forma geral, mas a CMA tem apoiado quando solicitamos apoio em especial na disponibilização do complexo para a organização dos nossos eventos. Obviamente que gostaríamos de ser mais apoiados em alguns projectos que não nos têm sido contemplados apoios".
- O CCD tem tido um papel importante no judo  no nosso concelho e no distrito.Pode enumerar algumas dessas iniciativas?


A treinadora Manuela Trindade,também ela uma das grandes
 responsáveis pelo sucesso desportivodo CCD Pragal

"Como já referi, somos desde sempre o clube mais representativo com direito a um delegado na Assembleia da Federação. Lideramos há mais de 20 anos com uma grande equipa a ADJSetubal, damos JUDO gratuitamente aos utentes da APPACDM de Lisboa da Quinta dos Inglesinhos, organizamos a actividades da ESCOLINHA DE JUDO na Escola Basica do Miradouro de Alfazima, realizamos por diversas vezes aulas de demonstração e OPEN DAY DE JUDO em escolas e colégios, administramos o JUDO no Centro paroquial de Cacilhas e estamos a projectar no da Trafaria, ainda estamos ligados a vários colégios do Distrito. Organizamos através da ADJS vários eventos distritais, zonais e nacionais. Vamos várias vezes a Espanha e França, em fim, é um universo de actividade ao longo do ano muito preenchido para alem de participarmos nas provas
nacionais".
- O CCD tem forjado campeões,mas acima de tudo formado homens. O que nos tem a dizer ?

"Possuímos um património humano riquíssimo que nos orgulha de ter contribuído através do judo para a estruturação dessas pessoas e que hoje representam referencias importantes e que credibilizam este projeto. João Camacho, Marco Morais, Renato Morais, Hugo Gonçalves, Marta Rocha, Pedro Godinho, Rui Godinho, Rui Rua, Rui Duarte, João Costa, Rui Costa, Gustavo Carneiro, Ricardo Fernandes, Magda Silva, Inês Silva, e tantos outros que nos passaram pelas mãos e hoje felizmente são cidadãos respeitáveis e excelentes profissionais onde quer que estejam".
- Quantos judocas praticam a modalidade no CCD?

"Neste momento temos 170 atletas federados e é um dos melhores anos de sempre".
-Um apelo final que gostaria de deixar?

"Precisamos do apoio da CMA para nos ajudar a construir o nosso DOJO !!!"
Pedro Godinho,que deu os primeiros passos no judo no
CCDPragal na entrega dos prémios

Se quiser acrescentar algo mais,poderá fazê-lo.

A nossa cidade ( que é de desporto )  de Almada é o segundo maior polo de prática de Judo do Pais, merece ter um JUDO CLUBE com pernas para andar no futuro capaz de continuar a formar Atletas mas contribuir para uma melhor estruturação dos jovens de forma a que estejam mais capazes de enfrentar os desafios da vida moderna".
Na imagem os presidentes da FederaçãoPortuguesa  de Judo  e da Associação Distrital de Setúbal

Obrigado pela disponibilidade em nos receber e nos conceder esta entrevista,para que assim possamos dar a conhecer melhor o CCD Pragal que ao longo de vinte e cinco anos,ganhou por direito próprio o estatuto de clube mais representativo do distrito de Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário