domingo, 20 de julho de 2014

ALMADA ATLÉTICO CLUBE 70 ANOS DEDICADO AO DESPORTO E À CULTURA

"O meu cantinho"
    PARABÉNS ALMADA ATLÉTICO CLUBE


O Almada Atlético Clube, completa hoje dia 20 de Julho de 2014 o
Carlos Ferreira,que  tem sido o porta
estandarte do Almada,bem merece
 figurar nesta saudação
seputagésimo aniversário da sua fundação a 20 de Julho de 1944,resultado da fusão entre o Pedreirense Futebol Clube e  União Sport Clube Almadense, duas coletividades que acabaram por emergir nos anos 20,para dar resposta aos jovens de então,primeiro o Pedreirense e depois o União.
Na altura as gentes almadenses viviam intensamente os seus clubes,as rivalidades eram enormes e isso era aglutinador. 

Com pergaminhos no desporto nacional,o Almada que chegou a ser um clube bastante ecléctico com várias modalidades, entre elas o  andebol, basquetebol,ginástica,judo, atletismo, damas,ciclismo,hóquei em patins,voleibol,é hoje uma colectividade com expressão apenas no andebol e no futebol.
Em 2004 o Almada Atlético Clube assinalou condignamente a passagem dos 60 anos de vida que se realizou no Pavilhão Adelino Moura,uma infraestrutura desportiva de extrema importãncia para o clube e essencialmente para o andebol
Ao longo destas sete décadas o clube foi consolidando o seu património, e o enriquecendo,foi a partir dos anos 90 que se começaram a lançar-se os novos alicerços,com o arrelvamento do campo de jogos do Pragal, a banca de topo, a construção de novos balneários, a construção do campo nº 2 em terrenos cedidos pela
Câmara Municipal de Almada, contínuos ao campo principal e a construção do Pavilhão Adelino Moura,uma das grandes ambições de muitas gerações de desportistas almadenses e que teve a sua inauguração a 1 de Abril de 2000.
Já em finais da década os dirigentes almadenses em coloboração com a Geração Benfica,abalançaram-se na colocação de um piso sintético no campo nº2 e também  a construção de uma nova cobertura da  bancada central.
Todas essas infraestruturas vieram dar outra dimensão ao Almada que curiosamente ostenta as cores da bandeira da nossa cidade,mas que continua a ter uma cidade alheada ao seu clube mais representativo.

Na última década,ou seja no ano de 2004,  o clube viveu um momento bastante critico,quando mais de 40 jovens saíram do clube e isso abalou as estruturas do clube,mas o Almada conseguiu reergue-se e continuou a sua caminhada na formação de jovens atletas e nos últimos seis anos e a face a um acordo com a Geração Benfica,o clube começou de novo a dar importantes passos  nos escalões de formação e a voltar a ser já também uma referênça no futebol juvenil do distrito de Setúbal,tendo na presente época alcançado o titulo distrital de Iniciados e consequentemente a ascensão ao Campeonato nacional na respetiva categoria.

Para além do futebol o andebol esteve em destaque na época finda, com a subida à 2ªDivisão Nacional da equipa de seniores e com os escalões mais jovens, iniciados,juvenis e juniores a ficarem apurados e a participaram no decorrer da época nas provas nacionais.
Daí uma palavra de apreço também para a secção de Andebol do Almada, seus dirigentes ,seccionistas e atletas pela época desportiva que realizaram e para o XXXIV Torneio de Andebol do Almada que constituiu assinalável êxito desportivo.

O presidente do Almada,Fernando Matos a receber a placa alusiva
ao torneio Lopes da Silva, entregue pela dirigente da FPFutebol,
Rui Manhoso,prémio que a FPF decidiu entregar aos
Clubes que cederam os seus parques desportivos para a realização do evento
Perante tudo isto os meus votos de que o Almada continue a desenvolver o seu trabalho na área de formação na busca de novos talentos e ao mesmo tempo proporcionar a muitos jovens a saudável prática desportiva,tanto a nível de futebol como de andebol.

Parabéns Almada Atlético Clube e que continue a ser porta estandarte desta cidade que se chama Almada e que os seus atuais dirigentes retomem as comemorações condignas,ou seja com uma Sessão Solene,à altura dos pergaminhos, para homenagear algumas figuras do Almada que muito de si deram ao clube,aqui apenas deixo um nome que há muito já devia de ter sido homengeado pelo clube,o seu nome é José Peres...Um nome que talvez diga pouco a muitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário