domingo, 22 de abril de 2018

ANDEBOL - VETERANOS » LÚCIO CORREIA APÓS TRÊS DÉCADAS VOLTA A ENVERGAR AS CORES DO ALMADA ATLÉTICO CLUBE

Lúcio  Correia.Foto:Carlos Santana

Lúcio Correia:"Saio do Belenenses,aos 29 anos, diretamente para Advogado da Federação de Andebol de Portugal em 2002/2003 na altura em que se viviam os tempos mais conturbado da história da modalidade.
Tomei a posição da Federação e do Presidente Luís Santos pois pareceu-me a mais equilibrada e justa naquele tempo.
Fui criticado por quase todos os meus ex colegas e Dirigentes que não perceberam porque deixei de jogar tão novo"

Na recente partida do Campeonato Nacional de Veteranos de Andebol, entre o Almada Atlético Clube e NAAL Passos Manuel, cujo triunfo[19-16] sorriu às cores do Almada e do qual faz parte o ex-jogador almadense Lúcio Miguel Correira, advogado e professor de Direito  do Desporto, que nasceu para o andebol no Clube São Paulo de Almada,onde foi campeão de infantis e depois transitou para o Almada Atlético Clube,onde esteve 5 épocas,tendo representado o Ginásio Clube do Sul,Vitória  Futebol Clube e Futebol Clube "Os Belenenses",onde terminou a sua carreira de andebolista aos 29 anos, por opção pelo  Curso de Direito e Desporto.

"Desporto Almada", falou com Lúcio Correia, sobre a sua carreira desportiva no andebol, ao serviço das principais equipa do concelho de Almada.

" O andebol estava enraizado nos jovens do meu tempo,pelas excelentes prestações do Almada Atlético Clube e depois pelo Ginásio Clube do Sul e cujo jogos eram realizados  no Pavilhão da Escola D. António da Costa[ hoje  batizado com o nome do prof. Telmo Godinho], mas nasci para o andebol no S.Paulo de Almada, onde fui campeão distrital de infantis".

"Depois,transitei para o Almada, onde permaneci cinco épocas e aos 16 anos vindo de uma seleção de juvenis e a convite do falecido Humberto Borges, subi a sénior, juntamente com outros dois colegas .Na altura os seniores do Almada A. C, estavam prestes a iniciar a 2 ª fase do Campeonato Nacional da 2 ª Divisão, na última posição, a 5 pontos do penúltimo classificado, e já todos tinham feito o enterro ao Almada,pois a descia de divisão parecia inevitável" 
A equipa de veteranos do Almada,que defrontou o Passos Manuel.
Foto:Carlos Santana

- Na altura, eu Joaquim Candeias, era seccionista de uma equipa de iniciados do Almada e recordo-me da tua estreia nos seniores do Almada, contra o Boa Hora. Queres partilhar essa vivência
 da tua estreia nos seniores do Almada?

-" Sim o meu primeiro jogo enquanto seniores foi contra o Boa Hora, no carismático Pavilhão da Ajuda, há 27 ou 28 anos, nesse jogo as coisa correram mal e entrei na segunda parte do jogo  com a equipa a jogar mal e a perdermos por muitos.

Quando entrei no jogo recordo-me de ouvir risos na bancada pois era muito jovem e tinha cara de garoto. Alguns minutos depois os risos mudaram pois nessa segunda parte marquei 7/8 golos que foram insuficientes para não perdermos o meu jogo de estreia e ainda era Juvenil, mas já jogava nos Juniores".

- O certo é que essa segunda fase foi bastante positiva para o Almada, que acabou por ficar na segunda posição e onde o Lúcio acabou  por despertar a atenção de outros clubes ?

"Sim.Depois disso as coisas correram bem a nível individual e coletivo pois naquela 2 ª Fase ganhámos 8 jogos e perdemos apenas 2 jogos, tendo terminado o clube na 2 ª posição apenas atrás do Comércio e Indústria de Setúbal.

Naqueles 10 jogos e enquanto Juvenil marquei mais de 80 golos tendo surgido o interesse de muitos clubes.
Essa fase final foi motivo de conversa e regozijo com o Humberto Borges sempre que me cruzei com ele a partir daí. Mesmo depois de ter deixado de jogar ele recordava-se dessa façanha que ninguém acreditava no Almada e depois conseguimos a manutenção".

- Depois surgiu o interesse do Ginásio Clube do Sul?
Lúcio Correia a libertar-se de três adversários

"Sim,aos 17/18 anos fui para o Ginásio do Sul onde fiquei 3 anos e em que se conseguiu fazer coisas maravilhosas com a equipa mais forte de sempre da história daquele clube.
Com 18 anos joguei com Adrian Ghimes, Valery Tiountchic, José Pires, Luís Lacerda, Nuno Rego, João Lopes, Fernando Lopes entre muitos outros. 

O Ginásio foi pela primeira vez à  Final Four da Taça de Portugal em Lagoa salvo erro onde perdemos na meia final com o ABC mas antes eliminámos o Sporting candidato ao título.Ao mesmo tempo naquela altura tirava o Curso de Direito na Universidade Lusíada de Lisboa".

Seguiu-se Setúbal,uma experiência que teve lados positivos e negativos?


"Aos 21 anos vou para o Vitória de Setúbal onde estive 2 anos muito bons desportivamente mas muito maus financeiramente pois não cumpriam com o acordado e a distância não permitia acabar o Curso.

Por causa do Curso e após negociações falhadas com o SL Benfica ingresso no Belenenses aos 23 anos e apenas saio de lá aos 29 anos já licenciado e já inscrito na Ordem dos Advogados(...)
No Belenenses joguei em todas as vertentes jogar para não descer de divisão até lutar para ser campeão vivi muitas alegrias naquele histórico clube.Fiquei duas vezes em terceiro lugar e fui a 6 Final Four da Taça de Portugal e participei em várias competições europeias. Tenho um carinho grande por este clube".

Outro momento queo marcou significamente,foi quando,já com advogado,foi trabalhar para a Federação de Andebol de Portugal,quer falar dessa mundança,abandonar o andebol e exercer a advogacia?

"Sai do Belenenses diretamente para Advogado da Federação de Andebol de Portugal em 2002/2003 na altura em que se viviam os tempos mais conturbado da história da modalidade.
Tomei a posição da Federação e do Presidente Luís Santos pois pareceu-me a mais equilibrada e justa naquele tempo.Fui criticado por quase todos os meus ex colegas e Dirigentes que não perceberam porque deixei de jogar tão novo.

As pessoas não perceberam que o meu caminho era o Direito aliado ao Desporto num formato diferente.
Estive 12 anos na Federação de Andebol (2002 até 2014) e vivi de tudo. Foi uma experiência de vida única que nunca esquecerei. Enquanto lá estive tirei uma Pós Graduação em Direito do Trabalho e um Mestrado em Direito com 17 valores.

Em 2010/2011 fui eleito para Court of Appeal da Federação Europeia de Andebol (o único português que fez parte do mais importante tribunal da modalidade) em Colônia na Alemanha tendo sido reeleito em 2012 em Monte Carlo no Mónaco". 

Acabou por sair magoado com a FAP?

"Saio da Federação de Andebol em 2014 por não acreditar nas pessoas que lá estão e em 2016 da EHF,por Portugal não me ter proposto para continuar naquele cargo apesar da minha eleição ser um dado adquirido pois toda aquela gente gostou imenso do meu trabalho".

Esse regresso ao andebol a nível de veteranos é uma casualidade?

"Volto a jogar Andebol no Almada 26/27 anos depois nos Veteranos mas não é uma casualidade. 
A verdade é que estou a tirar o Curso de Doutoramento em Direito na Universidade Carlos III em Madrid e desta forma permite-me rever e estar com amigos do tempo em que era criança falando de histórias e jogos antigos enquanto termino mais um ciclo de vida e no qual me preparo para prosseguir a vida académica e para me tornar Professor Universitario de Direito do Desporto tal como tenho sido desde 2010.
Da-me gozo jogar desta forma e constatar que alguns colegas continuam a discutir e a ter comportamentos iguais tal como tinham 12 anos".

E porquê o Almada Atlético Clube?

"Apesar de ter tido orgulho em representar o Ginásio do Sul Vitória de Setúbal Belenenses e Quinta Nova a verdade é que sempre fui e serei Almadense de coração. Agradeço ao clube as alegrias que me deu e ao Andebol tudo o que me proporcionou e ainda hoje agradeço ao Andebol, me ter proporcionado tantos amigos.
E acordo todos os dias agradecido pela vida me proporcionar conciliar as minhas grandes paixões: o Desporto e o Direito" .

Por fim, um desabafo: "Do caro Joaquim não me esqueço, e das suas reportagens,para o Jornal de Almada, aos jogos de seniores e do Torneio do Almada em Juniores que enchiam o Pavilhão António da Costa.
Obrigada por me ter sempre tratado tão bem.Um Grande abraço.Bem haja".

 Da minha parte, um abraço de uma longa amizade.Obrigado Lúcio Correia e a continuação de grandes sucessos
A turma do  Passos Manuel. Foto: Carlos Santana            

Aqui vamos deixar a ficha técnica

Campeonato  Nacional de Veteranos- Zona C
Almada AC 19 - 16 NAAL Passos Manuel
       ( ao intervalo: 12 - 03
Na  partida a contar para a 9 ª jornada realizada no Pavilhão Adelino Moura, no Pragal, sob a arbitragem da dupla André Gameiro / Renato Marques. Pelas equipas alinharam e marcaram:

Almada Atlético Clube: Vítor Fernandes e Carlos Milho; Lúcio Correia(5), André Silva, Rui Silva(1),Fernando Ramos,Marco Jacinto(2), Alexandre Mação(1),Tiago Santos, José Silva(1), Luís Duarte, João Legatheaux(2), Rui Rocha(4) e Aquilino Sanona.

Oficial A - Pedro Miguel Coelho

NAAL Passos Manuel: Adão Santos e Gonçalo Lopes; Paulo Lopes(3), Rui Oliveira(2), João Gouveia(1), João Castro, Bruno Magalhães(4), Rui Rocha(2),Pedro Rodrigues, Nuno Alvoeiro, Valdemiro Lima(1), Fernando Pereira e Pedro Silva(2).

Oficial A - Hélder Fernando Fonseca

Almada lidera o campeonato,após triunfo[25 - 15] sobre o Clube Futebol Sassoeiros


Fotos: Carlos Santana, página facebook do Almada A.Clube

Sem comentários:

Enviar um comentário